terça-feira, novembro 01, 2005

Filadélfia, de Jonathan Demme (1993)

Buenas!

Bem, estou de volta. De blog novo, com uma cara nova, tentando renovar. Mas confesso a todos que eu desanimei por um tempo. Mas, tomei coragem e resolvi voltar.
Mas, para poder marcar a volta, estarei comentando um filmaço, um grande sucesso de público e crítica. O filme que deu o primeiro Oscar ao grande Tom Hanks, e na minha opinião, o melhor de toda a carreira do ator. O filme foi indicado a 5 Oscars, vencendo além da disputa pela estatueta de Ator, a de Canção, para Bruce Springsteen. Um filme emocionante. Um filme brilhante. O filme é Filadélfia.



FILADÉLFIA
(Philadélphia, 1993)





Raramente um filme me emociona de verdade. São poucos aqueles que chegaram perto disso, e muito mais raros aqueles que conseguem realmente mexer com os meus brios. O último que conseguiu o feito foi "O Mundo de Andy" (de Milos Forman, 1999). Eis que um dia desses, de madrugada, estava em meu quarto quando vi uma chamada na TV, sobre um filme de grande sucesso, e que eu ainda não havia visto direito. Não havia terminado de ver. Decidi esperar pra ver, e agora relato aqui as minhas visões sobre o grande feito de Jonathan Demme depois do excelente "O Silêncio dos Inocentes" (1990), uma pelicula chamada Filadélfia.
Tudo se passa com Andrew Beckett, interpretado por Tom Hanks, que logo após ser promovido na firma de advocacia onde trabalha, é demitido sem maiores explicações. Ele logo então sugere que a causa de sua demissão foi o fato dele ser homossexual, e ainda por cima aidético. Então procura um outro advogado famoso, interpretado por Denzel Washington, para que este o ajude a processar a poderosa firma e seu chefe, aqui incorporado por Jason Robards; enquanto agoniza vitima da AIDS às vistas de sua familia e de seu parceiro, feito por Antonio Banderas.

Um filme extremamente bem feito, com as atuações fortes, em especial da dupla Hanks / Washington, já que entre eles o entendimento em cena é acima da média. O roteiro bem estruturado, emocionante e desafiador de Ron Nyswaner também merece ser aplaudido, reverenciado; perdeu o Oscar do ano somente porque concorria com O Piano (de Jane Campion). Outro aspecto do filme que o torna único são as suas canções, interpretadas por Bruce Springsteen e Neil Young: "Streets of Philadelphia" e "Philadelphia", respectivamente. As duas músicas são ótimas, mas a de Springsteen é de arrepiar. Do escambau mesmo.
A direção de Demme mais uma vez vem a calhar em um projeto. Já não consigo imaginar "O Silêncio dos Inocentes" sem a direção segura do cineasta; e agora não consigo imaginar como seria deste filme se não fosse o estilo peculiar de Jonathan. Ele tem todo um estilo próprio para mostrar a sua visão sobre a história. Um exemplo legal é a cena onde Hanks entra no consultorio do advogado feito por Denzel, e começa a conversar com ele pegando em objetos da sala. A câmera acompanha o personagem de Tom como se fosse a visão de Washington: prestando atenção onde o aidético passa a mão, preocupado com uma eventual contaminação. Só isso mostra toda o preconceito e medo que se tinha (e ainda existe!) com os portadores de HIV. Perfeito.
Hoje, passados dois dias da primeira vez que vi este filme, ainda não consigo tirar da cabeça o personagem mais denso do filme, Andrew Beckett. A sua coragem e determinação são fonte de esperança a todos aqueles que assistem ao filme. E só isso demonstra que o filme é excelente. Vencedor de dois Oscars (ATOR, para Tom Hanks; e Canção, para Bruce Springsteen), e indicado ainda nas categorias Maquiagem, feita por Carl Fullerton e Alan D'Angerio(perfeita; mas Hanks ajudou emagrecendo 12 quilos para o papel - perdeu o prêmio para "Uma Babá Quase Perfeita" (de Chris Columbus)), Canção (a de Neil Young, "Philadelphia"), e Roteiro Orginal.

Um filme no mínimo memorável, que entrou no meu TOP 5 de melhores filmes já feitos. Nunca mais esqueço essa atuação de Hanks. Achava que a melhor dele tinha sido em "Forrest Gump" (de Robert Zemeckis), mas felizmente descobri essa pérola do cinema. E o filme é até muito atual, já que o preconceito contra homossexuais e portadores de AIDS é tão forte quanto àquela época.


A NOTA DO FILME É
10 / 10



Bem, espero que tenha ficado do agrado de todos este novo blog. Um abraço a todos e até!!


O Editor, ouvindo "E Tu Come Stai?", de Renato Russo
(CD O Último Solo, de 1997)

15 Comments:

Anonymous Anônimo said...

OLá Luiz que bom te ver de volta.
Este filme é tudo isso que vc disse e muito mais. É o tipo de filme que não se cansa de assitir. Bom feriado. Beijos

novembro 01, 2005 10:23 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ufa...Não aguentava mais ver a resenha da "Fabrica de Chocolate"...

novembro 02, 2005 2:10 AM  
Anonymous Anônimo said...

muito melhor aqui. bem vindo ao mundo do blogspot.

novembro 02, 2005 7:46 AM  
Anonymous Anônimo said...

Fico contente por ter voltado!
Espero que agora com força total!

Nunca vi este filme, aliás como a maioria sobre os quais vc comentou... Eu sou sem cultura mesmo, ou pior, sem cultura e sem dinheiro (hehehe)...

Gosto de ler suas críticas, pq fico conhecendo mais sobre esse mundo meio desconhecido para mim !

Um grande abraço!

Sucesso!

novembro 02, 2005 9:09 AM  
Anonymous Anônimo said...

Assinado embaixo. Philadelphia foi um marco, especialmente se tratando das questões da discriminação, preconceitos etc abrindo os olhos (nem que tenha sido de alguns...) para a sua própria ignorância. Cenas emocionantes num enredo brilhante. Ótima postagem. Abração.

novembro 02, 2005 2:32 PM  
Blogger Bruno Capelas said...

É isso aí meu amigo... fiquei com mais vontade ainda pra ver o filme , depois de que me falaram. Mas por enquanto meu preferido do TOm Hanks é Forrest Gump... Um abraço!

novembro 02, 2005 4:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sem dúvida, um filme que merece todos os seus elogios. Sucesso para o novo endereço do "Under Pressure"! E vê se não some desta vez, ok? Um abraço!

novembro 02, 2005 5:25 PM  
Blogger Tom said...

É ISSO AÍÍÍÍÍÍ!!!
Mas cê abandonou o template novinho lá no UOL, rapá?
Cara, eu AMO "Filadélfia"... é um dos melhores filmes que já vi na vida, realmente... eu sempre choro na cena final... OK, eu sempre choro em um monte de filmes...
Agora, eu quero ver uma resenha sobre "Noiva-cadáver"!!!
Grande abraço, e vida longa ao novo UNDER PRESSURE!

novembro 02, 2005 6:47 PM  
Blogger Dilberto L. Rosa said...

Salve, amigo Luiz Henrique, bons ventos o trazem de volta ao universo cão da internet! Claro que o seu comentário tinha que ser grande, tamanha a conversa pra botar em dia (afinal, seu último post é sobre A Fantástica Fábrica de Chocolate!), mas poderia ter sido ainda maior se o meu querido e saudoso amigo tivesse comentado sobre a minha Semana Especial Cinema!!!! RSrsrs. Bom, continua lá até segunda que vem (desde o último sábado, com cinco posts ao todo! Não perca, por favor!). Quanto ao convite para a Rotatória, claro que está de pé, à hora que você quiser mandar alguma coisa, e eu te digo a data! Quanto ao post "inaugural", mais uma vez vamos discordar: é um bom filme, competente, como tudo que o Jonathan faz, mas nada mais que um 8,5 não resolva! Rsrs. Mas é bom ver este seu exagero por aqui outra vez! Abração e querendo muito saber mais novidades sobre o que aconteceu com você neste seu exílio (como diria o Faustão, "tanto no pessoal, como no profissional"!)!

novembro 02, 2005 7:24 PM  
Blogger Gustavo H.R. said...

Boa volta, caro LUIZ.
Por um momento pensei que não fosse atualizar mais sua página. Assisti apenas a alguns trechos de FILADÉLFIA, filme que parece muito bom, portanto me abstenho de tecer comentários quanto ao filme ou à sua própria opinião, que é encorajadora.
Abraço.

novembro 03, 2005 10:11 AM  
Blogger Francisco Mendes said...

Belo filme. Demme no seu melhor.
Cumprimentos!

novembro 03, 2005 12:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bem vindo de volta à blogsfera, Luiz!!! O mundo dos blogs cinematográficos estava mais chato sem o Under Pressure, he, he, he. Agora só sinto falta do template antigo, que era sensacional!!! Você planeja incrementar o visual do blogspot?

Abraços

novembro 05, 2005 11:51 PM  
Blogger Dilberto L. Rosa said...

Meu, cadê "aquele gás"? E cadê novo post? E cadê meu texto para a Rottória? Um abração e vê se aparece!

novembro 06, 2005 2:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ola luiz!!
Espero que tenha um belo retorno!!..Gostei muito..de vc ter voltado...Estavamos com saudades.
Bjs

novembro 07, 2005 5:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pessoal;

Eu peço desculpas por não ter atualizado ainda, mas farei isso no mais breve possivel; hoje a tarde ou amanhã.

Abraços,


Luiz.

novembro 10, 2005 5:13 AM  

Postar um comentário

<< Home