sexta-feira, novembro 11, 2005

A Noiva Cadáver, de Tim Burton (2005)

Bem.


Hoje estou postando com tristeza. Fui dispensado do meu trabalho, e ainda tive o sócio me puxando o tapete. É um momento dificil, que eu estou buscando passar.


Vamos a resenha de hoje.




A NOIVA CADÁVER
(Corpse Bride, 2005)












Alguns cineastas são bons. Outros, excelentes. Alguns acima da média. E um raro grupo faz parte dos geniais. Tim Burton está nessa última lista.
O diretor mostra competência e audácia em todos os seus filmes. Claro que, assim como qualquer cineasta, ele comete erros (vide o sofrível remake de Planeta dos Macacos, em 2000), mas em geral acerta, como em Edward Mãos de Tesoura (1992), Batman (1989) e mais recentemente, com Peixe Grande (2003) e A Fantástica Fábrica de Chocolates (2005). E no mesmo ano que lança a sua versão para a história do louco (ou não?) Willy Wonka, ele dá um passo avante em sua carreira: este fabuloso filme em stop-motion, chamado A Noiva Cadáver.
Tudo se passa com Victor Van Dort (na voz de Johnnie Depp), que vai se casar em uma união arrumada por interesses financeiros, pratica comum no século XIX. Sua "noiva" é Victoria Everglot (voz de Emily Watson), oriunda de familia rica, mas que agora está falida, ao contrario de Victor, que é da mais nova familia rica da região. Estava tudo pronto, mas depois do último ensaio de seu casamento, ele acaba por fugir para um bosque e sem querer se encontra com uma moça que espera pelo seu amor eterno. Literalmente, pois ela está morta. E assim, Victor cai no mundo dos mortos, enquanto sua noiva espera por ele no mundo dos vivos.

A grande sacada de Burton é justamente o seu ponto mais característico: o humor sarcástico, o humor negro. Em seus filmes, isso é bem notado. Aqui, é quase escancarado. O seu estilo gótico é mantido, com cenários escabrosos e amedrontadores. Mas, para espanto meu, os cenários mais acinzentados estão justamente no núcleo "vivo". O lado "morto" é mais alegre, cheio de cores e de vida, se me permitem o trocadilho infame.

Vários atores famosos e que já trabalharam com Burton retornam para fazer as vozes: Victor, o noivo, caiu como uma luva para Johnnie Depp; a noiva também teve sua escolha acertada na voz de Helena Bonham-Carter. E outros atores famosos deixam suas vozes aqui: Emily Watson, Tracey Ullman, Paul Whitehouse, Joanna Lumley, Albert Finney, Richard E. Grant, Christopher Lee, Michael Gough, Jane Horrocks, Enn Reitel, Deep Roy (o umpa-lumpa do remake de "Fantástica Fábrica...), Danny Elfman e Stephen Ballantyne.

O resultado só não é brilhante porque muita das piadas e referências do filme não são bem entendidas por todos. Isso pude comprovar na saída da sessão. Mas saíram satisfeitos, pois é uma formidável diversão. Isso prova que todos os erros do cineasta são ofuscados pelos seus sucessos retumbantes. E enquanto estiver assim, está bom. Até porque, Tim Burton é mesmo um gênio.


A NOTA É
9 / 10
E é aqui que me despeço.
Mando um abraço especial a todos aqueles que estão me ajudando a passar por esse baque.
Um abraço,
O Editor, ouvindo "Nada a declarar", do Ultraje a Rigor.
PS: FELIZ ANIVERSÁRIO, LUIZ FERNANDO! QUE TENHA MAIS 20 ANOS DE ALEGRIAS!

4 Comments:

Blogger Bruno Capelas said...

Eu estava na dúvida se ia assistir esse filme com meus amigos... agora tenho certeza , se ainda achá-lo em cartaz. E meus pêsames pelo ocorrido profissional. Mas tudo vai melhorar , meu amigo!

Um abraço!

novembro 12, 2005 12:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi amigo Luiz que saudades do seu bloginho. Infelizmentente percebo que vc passa por momentos dificeis. Espero vê-lo em brever saindo desta situação.
A proveito quero lhe convidar a conhecer um cantinho que estou fazendo parte como um grupo de amigos. Tenho certeza que vc vai gostar e não esqueça de fazer o cadastro.
http://blogentreamigos.zip.net/

Beijos

novembro 14, 2005 8:50 AM  
Blogger Tom said...

Bem, o que eu poderia dizer, já disse, certo?
E que bom que você foi ver a "Noiva Cadáver"! Não disse que era bom? hehehehehe
Abração, cara!

novembro 15, 2005 10:45 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ola Luiz!!
MEu amigo..fiquei triste ao saber o que vc esta passando..Espero que fique bem,..Realmente é horrível, nos tirarem do emprego..e sei que vc fazia o que realmente gostava.sinto muito
fique com deus,
bjs

novembro 17, 2005 5:50 AM  

Postar um comentário

<< Home