quarta-feira, novembro 23, 2005

O Expresso Polar, de Robert Zemeckis (2005)

Aloha, pessoal!

Venho até aqui hoje para fazer um comentário rápido, devido a falta de tempo que não assola só a mim, mas a grande maioria da humanidade às vésperas das festas de fim-de-ano.
Antes, porém, venho convidar a todos para visitarem dois blogs onde eu apareci essa semana

(pouco oferecido, né?)

O primeiro, a maioria deve conhecer: o Escrevinhadores (http://escrevinhadores.blogspot.com), onde eu fui responsável pela crônica da semana (na verdade a minha é a primeira, mas o Felipe fez o favor de trocar comigo - obrigado!), cujo tema do mês é um tanto quanto pesado: a morte.
O segundo, é o blog do meu grande amigo e talentoso blogueiro Dilberto Lima Rosa, dono do Morcegos (http://dilbertolrosa.blogspot.com), onde um texto meu sobre a televisão figura em seu quadro "Rotatória", publicado em 23 de novembro. E a opnião de quem (ainda) passa aqui é muito importante. Visitem!

Bem, rapidamente, como havia dito, comento hoje um filme que esperei muito para ver em DVD. E finalmente consegui. Senhoras e senhores, "O Expresso Polar", de Robert Zemeckis.




O Expresso Polar

(The Polar Express, 2005)


Existem centenas de fábulas de Natal, que começam a ser contadas nos meados de dezembro para as crianças carentes de esperança e de crença sobre o espírito natalino. E tem aquelas que falam sobre meninos e meninas que passam a não acreditar que o Bom Velhinho existe, e que mora no Polo Norte rodeado de duendes e que no dia de Natal, ele passa na casa de todos aqueles que se comportaram bem e deixa um presente. Pois bem: o conceituado diretor Robert Zemeckis (de Forrest Gump, 1993) pegou o livro de Chris Van Allsburg e transformou nesse filme, Expresso Polar. Um clássico que ainda vai ser descoberto.

Tudo se passa na véspera de Natal, quando um menino que já não acreditava mais em Papai Noel deita-se em sua cama para dormir, e quando menos espera uma locomotiva para em frente a sua casa, para levá-lo ao Polo Norte. Auxiliado pelo Condutor (Tom Hanks, que faz outros seis personagens no filme), ele embarca com os amigos que fez dentro daquele trem em uma viagem inimaginável, cheia de fantasia e aventura, para que eles possam voltar a acreditar no Natal e resgatar dentro de cada um o espírito natalino, que se perde à medida que se cresce.

Zemeckis deu um show. É impressionante a capacidade desse homem de contar uma história emocionante sem cair nos lugares-comuns com a freqüencia que muitos outros diretores de renome acabam fazendo em seus filmes. E não houve decisão mais acertada do que fazer o filme em animação digital, mas usando a técnica de captura de movimentos. Por isso, Tom Hanks conseguiu dar vida plenamente aos seus personagens. E é incrível. Como Hanks é talentoso. Todos os trejeitos característicos dele são vistos nos personagens que ele faz, dando aquele verossimilhança impecável. E as cenas são de tirar o fôlego, como a que se acompanha a trajetória de um bilhete. (Notável. Excelente. Brilhante.)

E a história? Nem se tem o que falar dela. É simples, mas recheada de emoção e de tudo aquilo que os adultos não tem quando crescem. Quer saber o que é? Veja o filme. O livro de Allsburg é um deleite para adultos e crianças. E passado para a tela, conseguiu o feito de ficar ainda melhor.
Enfim, é um filme para se ver de novo sempre, e sempre. É um daqueles que na minha concepção vai entrar para os clássicos infantis como Fantástica Fábrica de Chocolates, Mary Poppins, Mágico de Oz e O Rei Leão. Posso estar sendo exagerado, mas agora sei que não sou só eu que penso assim. Grandes críticos deram nota máxima para o filme, e todos (eu disse todos) aqueles que viram o filme como eu disseram o mesmo: brilhante.

E termino dizendo que todo adulto deveria ver este filme. Para resgatar o que há de mais puro dentro de cada coração.

Uma nota?

10 / 10

Pessoal, um grande abraço para vocês e até breve!

O Editor, ouvindo These Are Days of Our Lives, do Queen.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi cara, td bem? Obrigado pela visita ao meu flog. Parabéns, gostei mto daqui. Infelizmente, ainda naum tive a chance de assistir o expresso polar, mas vou ver sim. Abraços.

novembro 23, 2005 10:02 AM  
Blogger Bruno Capelas said...

Hehehe... agora é que eu fiquei curioso sobre o filme. E adorei teu texto na rotatória do Dilberto!

Um abraço!

novembro 23, 2005 4:58 PM  
Blogger Gustavo H.R. said...

Tenho de alugá-lo em DVD, Luiz Henrique... De Zemeckis jamais se espera algo abaixo da média!
Cumps.

novembro 26, 2005 4:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Já ouvi falar muito neste filme, mas acredita que ainda não vi? Depois de ler seu comentário, não tenho como deixar de ver. E estamos na época propícia (rs). Abração.

novembro 26, 2005 5:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fantástica combinação: O Expresso Polar e Queen.

dezembro 06, 2005 1:38 PM  

Postar um comentário

<< Home