quinta-feira, dezembro 01, 2005

Harry Potter e o Cálice de Fogo, de Mike Newell (2005)


Aloha!


Pessoal, mais uma vez com uma certa pressa. Obrigado àqueles que visitam regularmente este blog, e que ainda comentam. E obrigado aos que não comentam também...

Recados:
1) Passem no Escrevinhadores (http://escrevinhadores.blogspot.com), e vejam a estreia do diretor/ator de teatro Wallace Puosso, que a partir de hoje vai nos honrar com suas crônicas mensais.


E para a alegria dos meus sobrinhos (oi, Lucas e Neto), estarei fazendo um breve comentario sobre o filme do ano (para as crianças): Harry Potter e o Cálice de Fogo.




Harry Potter e o Cálice de Fogo
(Harry Potter and the Goblet of Fire, 2005)




"Tempos difíceis estão por vir, Harry".
Essa é a frase que aparece no banner promocional que está estampado aqui no shopping da cidade, que por acaso está na minha frente no momento em que escrevo isso. E eu, como sempre tive um pé atrás com a saga de Potter e seus amigos, não acreditei muito na tal frase. Sempre disse: assisto o filme nem que seja para falar mal. Mas desta vez, acabei tomando um baita susto.

O filme, a terceira continuação de "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (de Chris Columbus, 2000), mostra Harry Potter (Daniel Radcliffe) vivendo pela primeira vez as atribulações do amor: seus titubeios e dificuldades para conquistar a sua primeira namorada, Cho Chang (Katie Lung) - o que rende uma das cenas mais engraçadas do filme, e de toda a série até aqui.
Tudo começa com a misteriosa seleção de Harry para competir no torneio Tribruxo, no qual terá que enfrentar alunos mais experientes de Hogwartz e de outras duas outras escolas de bruxaria.
Ele se prepara com o apoio de sua amiga Hermione (Emma Watson) e de Ron (Rupert Grint) até que a amizade deste e de Potter se vê balançada. Tudo isso aliado a eminente volta de Lorde Valdemort (Ralph Fiennes - excelente) e as dificuldades das provas do Torneio Tribruxo, que podem até tirar a vida de seus participantes.

O filme é, com certeza, o mais obscuro da série: Nele, Potter se defronta com o amor e a morte pela primeira vez desde que a saga cinematográfica foi lançada, e é muito bem visto no reencontro - tão esperado - entre o adolescente e seu maior vilão: Valdemort.
Falando no vilão, é importante ressaltar a excelência do ator Ralph Fiennes, na pele do asqueroso e malévolo Lorde. Ele empresta todo o seu talento para encorporar o personagem. Um dos melhores do filme, ao lado de Brendan Gleeson, que interpreta o novo professor de Artes e Magias contra as Trevas. Excelente.
O elenco está cada vez melhor. Além de contar com todos os que começaram, a cada filme as participações melhoram. No passado, era Gary Oldman um dos pontos centrais. Aqui, é Fiennes. E esperamos que seja assim sempre.
E a direção? Newell caprichou mesmo. E o roteiro de Steve Kloves está também deixando de ser bobo e acompanhando o amadurescimento dos personagens.

Em suma, o filme é bom, melhor que os outros. Mas ainda há muito o que melhorar.

Mas se continuar a andar do jeito que está, a seríe tende a melhorar. E muito.

Uma nota?

8 / 10

Termino aqui, mandando o meu abraço a todos vocês!

Até!

O Editor, ouvindo Comfortably Numb, do Pink Floyd

3 Comments:

Blogger Bruno Capelas said...

Hehehe... eu já fui muito viciado no Harry Potter , mas nem vi o terceiro filme ainda... quero ver pra depois então ver o quarto.

Um abraço!

dezembro 01, 2005 4:55 PM  
Blogger Gustavo H.R. said...

De fato, fãs/críticos/públicos apontam as mesmas fraquezas e pontos fortes - infelizmente não sei o que dizer pois recuso-me a assistir a filmes dublados. Mike Newell parece ter feito um bom trabalho.
Cumps.

dezembro 02, 2005 5:43 AM  
Blogger Dilberto L. Rosa said...

Até que enfim um comentário "pé no chão"!!! concordo com você, mesmo sem ter visto ainda o filme (confesso que vi a série inteira só por causa da minha noiva, que não sei por que cargas d'água gosta deste personagem insípido!). Vejamos se é mesmo o melhor da série, que considero toda uma coisa só... Rapaz, cadê você???? Tem Cinema lá nos Morcegos! Vê se passa lá e comenta, amigo! Abração!

dezembro 03, 2005 1:03 PM  

Postar um comentário

<< Home