terça-feira, dezembro 06, 2005

O Virgem de 40 anos, de Judd Apatow (2005)

Olá!

Bem, comentando apenas alguns fatos da semana: a segunda edição do OmniCam está fazendo sucesso. Vejo que muitos ficaram surpresos com as indicações, mas era justamente esse o meu propósito: a surpresa. A primeira edição foi obscura, quase ninguém ficou sabendo. Agora tem mais categorias, mais blogs participando, e não canso de agradecer aos 10 voluntários que toparam entrar clandestinamente nos blogs linkados no UP1, sem comentar nem nada, e escolher os melhores.

E evidentemente, estou contente por todos, mas em especial pelo Escrevinhadores, com duas indicações (Blog de Crônicas - Escrevinhadores e Crônica em Blog - "começos estranhos", de Felipe Policarpo). Um projeto que deu certo. Graças aos amigos.

Dito isso, vamos ao comentário cinematográfico da semana!


O Virgem de 40 anos
(The 40 years-old Virgin, 2005)





Pode parecer um clichê, mas eu me arrisco: este filme é uma das melhores comédias do ano.
Tudo começa com Andy (Steve Carell), um homem quarentão tímido e contido, que trabalha em uma loja como estoquista. Com o seu rosto simpático e jeito estranho, ele é a causa das gargalhadas de seus companheiros de trabalho. Um dia, três deles (Paul Rudd, Romany Malco e Seth Rogen) o convidam para jogar baralho depois do expediente, e entre conversas íntimas, acabam descobrindo o motivo da insegurança de Andy: apesar de ter 40 anos, ele ainda é virgem. Para tentar ajudar o amigo a perder a virgindade, os três acabam organizando encontros que sempre acabam em desastre - enquanto Andy se apaixona por uma dona de loja.
O filme é bom. Bom mesmo. Não chega a ser um filme excelente, mas é perfeitamente assistível, uma sessão pipoca genuína. As atuações do filme estão todas com o timing certo, em especial Steve Carell (que já havia sido destaque em filmes como "O Ancora" e o inesquecível jornalista antipático inimigo de Jim Carrey em "Todo Poderoso" e Paul Rudd, que faz um dos amigos de Andy, mas que sofre por causa de sua namorada, que o abandonou.
A direção é correta, bem feita. Sem muito o que comentar sobre esse aspecto. Mas o roteiro, de Carell e o diretor Apatow, é um achado. Uma das cenas, que mostra Andy mais novo com uma mulher na cama, que resolve acariciá-lo em lugares um tanto quanto... incomuns e a consequência disso é uma das cenas mais "retardadas" (no bom sentido) que apareceram este ano nos cinemas. E uma cena entre dois amigos de Andy jogando video game em meio aos brinquedos deste duelando um contra o outro com a pergunta "como sei que você é gay?" tem tudo para se tornar antológica, principalmente nas escolas (quem estudou no interior sabe que esse tipo de brincadeira é comum nos colégios).
Mas esse mesmo roteiro as vezes exagera, e em alguns momentos o ritmo cai, e umas piadas ficam subentendidas. Isso tira um pouco o interesse no filme, mas nada que tire o bom resultado.
Enfim, um filme para se ver ao lado dos amigos, para que depois da sessão um olhe para o outro e pense: sorte que comigo não foi assim...
Uma nota?
8 / 10
Me despeço aqui, pedindo para que passem na página oficial do OmniCam 2005 e votem nos melhores do ano. Para acessar, clique aqui. Qualquer dúvida quanto ao esquema das indicações, pode mandar e-mail ou adicionar no MSN o endereço l_henrique_@hotmail.com .
Um abraço a todos e até!
O Editor, ouvindo Cathedral Song - com Renato Russo e Zelia Duncan.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Luís, céus menino, vc.sabe que estou com problemas de coração e vc.vem me dar essa noticia de estar concorrendo a esse premio?
Assim não vou aguentar , mas muito, muito obrigada mesmo. Vou ficar torcendo para ganhar, e tbém que os outros ganhem , pois todos os indicados são excelentes. B.F.

dezembro 06, 2005 12:37 PM  
Blogger Bruno Capelas said...

Hehehehehe... e eu achando que esse filme seria um barco furado total.

Um abraço!

dezembro 06, 2005 3:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Tenho vontade de assistir esse filme, mas acho q vou ter de esperar o DVD...
Não conhecia esse blog! Bem bacana!
Inté!

dezembro 07, 2005 7:59 AM  
Anonymous Anônimo said...

Grande Luiz...faz uma bela década q nao passo por aki heim...meu blog morto temporariamente a espera de um milagre pode ressucitar a qualquer momento (ou nunca...rss)...ah, e nossa!...seu Under Pressure fika cada vez melhor heim...meus parabéns...voltarei a passar por aki agora q estou com mais tempo...em relaçao ao filme, nao vi...mas deve ser muito bom realmente pelo q tenho ouvido falar...abraços pra ti...a gente se bloga por ai...fui...

dezembro 08, 2005 11:12 AM  

Postar um comentário

<< Home