sábado, abril 01, 2006

A Era do Gelo II, de Carlos Saldanha (2006)

Olá a todos!
Tudo bem? Espero que sim!!
Primeiramente, peço desculpas para o Dilberto, por ter faltado na reunião da Familia Morcegos. Mas, logo te mandarei um e-mail com a explicação, e você poderá até publicar, se quiser, Dilberto... é uma coisa chata, mas precisa ser explicada (não, não vou sair da familia...rs)
Bem, venho em uma sessão especial, com uma estréia nos cinemas do país. Fui muito bem acompanhado, alías, da Natascha (http://criticasmediocres.zip.net), e foi quando passamos um dos dias mais estranhos e atípicos das nossas vidas.
(é aí que descobrimos os verdadeiros amigos)
Ah, e estou ansioso com o resultado da Liga dos Blogues Cinematográficos, que sai amanhã... para os que entraram aqui para conhecer e votar, meu muito obrigado! Só de ser lembrado já foi excelente!
Bem, a critica de hoje:
***
A Era do Gelo II
(The Ice Age - The Meltdown, 2005/6)




Cheguei atrasado, pra variar. Ao chegar no Shopping Itapetininga, ontem, a Natascha já estava me esperando, batendo o pé e com aquela cara de quem, se tivesse uma arma, faca ou pedaço de pau, te mataria ali mesmo, sem pestanejar. E só ela sabe fazer essa cara sem chamar atenção. Pois bem. Entramos no cinema, o filme estava começando. E foi assim que eu assisti a melhor animação do ano até aqui, “A Era do Gelo II”.

Dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha (indicado ao Oscar pelo curta metragem “Scrat” e pelo filme “A Era do Gelo”), o filme não é menos do que sensacional. Bem melhor que o primeiro, o enfoque na história é melhor e, claro, o personagem mais carismático dos últimos tempos novamente não precisa ter uma linha de diálogo: Scrat, o animal pré-histórico que é parente do esquilo, aparece mais nesse segundo longa. Para a nossa sorte, ele volta ainda mais engraçado.

Tudo se passa na Era Glacial, onde os companheiros a preguiça Sid, o mamute Manfred e o tigre Diego, depois da aventura da primeira história, estão vivendo juntos e felizes. Mas descobrem que o gelo que rodeia a terra onde moram está derretendo, o que vai causar uma inundação que pode matar a todos, e resolvem fugir. No meio do caminho, descobrem, junto a dois gambás, uma mamute fêmea, chamada Ellie. O problema é que, como ela foi criada por uma família de gambás, ela acredita ser um deles. Todos resolvem migrar juntos para se salvarem enquanto muitas situações inusitadas acontecem, como dois predadores o seguirem o tempo todo, ao mesmo tempo em que Manfred tenta conquistar Ellie, já que eles acreditam serem os últimos de sua espécie.

Tudo, absolutamente tudo nesse filme é melhor que o primeiro. O roteiro é melhor “amarrado”, diferente da confusão da primeira aventura (e mesmo assim, ainda era muito boa), os dilemas são melhor apresentados, como o do Manfred e sua desilusão com a família (para saber, assista o primeiro filme), e as piadas.... as piadas estão bem melhores, como a cena em que Sid é “raptado” por uma tribo, digamos, estranha.

A direção segura de Saldanha dá a entender que ele tem um futuro bastante promissor na área. O filme é excelente em quase todos os seus aspectos, a metragem está boa para agradar adultos e crianças (uma hora e meia de filme), e o principal, é engraçado. Eu já havia gostado do primeiro, mas esse é demais.

Falhas, eu sinceramente não notei. Se tem, passou desapercebido. Algumas cenas do filme me fizeram chorar (literalmente) de rir. Eu e a Natascha.A dublagem brasileira ainda é um pouco estranha, mas acho que Tadeu Mello fazendo a voz do Sid ainda é a melhor dublagem brasileira para um desenho que eu já vi. Não consigo mais dissociar a voz do ator com a do personagem, seja aonde eu o veja. Uma pena não poder dizer o mesmo de Márcio Garcia, como Diego. Ainda acho que ele não convence, mas está bem melhor que o primeiro. Diogo Vilela (Manfred), ainda está estranho, assim como a novata Cláudia Jimenez na voz de Ellie.

No final das contas, saí do cinema com a sensação de estar mais relaxado, pois essa é a função de uma boa comédia. E, também, saí de lá com a minha adoração por desenhos bem maior. Até porque, “A Era do Gelo” se tornou meio que um clássico cult, daqueles que fracassam na estréia mas são descobertos aos poucos. Foi assim comigo. Pode ser que seja assim com você também.


Uma nota?
9,8/10

***
Me despeço, desejando uma boa semana pra todos!
Um abraço, até!
O Editor, ouvindo Quando Acabar O Maluco Sou Eu, de Raul Seixas

12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Tioooooo \o/, é realmente foi um dia ATÍPICO, mas foi MUITO bom, para mim já começou muito bem (aee Caio) e terminou melhor ainda huhu.
Maaaas... Como o blog de cinema huhu, acho que não tenho nada a falar, afinal todas minhas palavras foram impressas na sua resenha. Muiiiiito F#*$ o filme, tirando o começo que não vi ¬¬, huhu, mas sério, muito bom mesmo, quero assistir com a dublagens originais, acho que vai ser ainda mais engraçado. Aiai, estou esperando você chegar aqui para comprar sua câmera \o/ \o/ \o/. E no meu níver é FESSSSSTA huuh, e não se esqueça, dia 29 é SAMPA \o/
Beijões

abril 01, 2006 12:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Luiz, td bem? Já queria mto ver esse filme. Depois de ler essa sua crítica então rs. Não vou perder não, achei o primeiro ótimo. Abraços.

abril 01, 2006 4:56 PM  
Blogger Morena said...

Oi Luiz eu adorei a Era do Gelo e já to louca para ver este novo aina mais com uma critica tão boa!!!

Sobre o Lay vc pode falar com a Prima Lelinha (http://www.esferograficaazul.blogspot.com/)

abril 02, 2006 3:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

eu adorei o primeiro, mas se fala que é melhor, devo amar mais ainda. eu fui no cinema no fim de semana, mas não fui ver esse filme. mas na fila da bilheteria as crianças pululavam q nem pipocas, divertidíssimo. beijos, pedrita

abril 02, 2006 3:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

Estou louco para ver. Tentei onte e hoje mas as filas lotadas. E com crianças demais (rs). É até divertido ver estes filmes ao lado de crianças, mas tudo tem um limite (rsrsrs). Tentarei durante a semana, pq o primeiro foi fantástico. E com este não deve ser diferente. Além do mais tendo a sua opinião. Abração.

abril 02, 2006 4:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, Luiz!
Quando fui assisti um filme ano passado.. acho que foi aquele de terror que o cara prende as pessoas...esqueci o nome...Eu ri sozinho no treiller desse filme...E´claro que estarei lá para conferir, ainda mais depois de ler seu texto.

Um abraço e boa semana...Lá no meu blogue, foi só uma brincadeira.

abril 02, 2006 4:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

Filmaço cara... também vi ontem , acompanhado de uma frustração eminente sobre outros assuntos. Achei a história bem inteligente , e muito mais pensativa que o primeiro. Mas senti falta do carisma do nenê do primeiro filme... e nem notei q era a Claudia Gimenez q dublava a gamba/mamute. Um filme muito bom... e o Saldanha tem futuro no negócio... talvez conseguiremos um Oscar enfim... :D

Um abraço!

abril 02, 2006 4:49 PM  
Blogger Paulo Assumpção said...

Como bom fã da animação, não quero perder este filme nos cinemas. Um abraço!

abril 02, 2006 7:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

adoro filmes do genero animado...com certeza esse será uma boa pedida...

abraços

dr x

abril 03, 2006 12:48 PM  
Blogger Gustavo H.R. said...

Saudações, Luiz Henrique! Empolgou-se mesmo com o filme, pelo que se vê. Carlos Saldanha, nosso conterrâneo, terá seu nome ainda mais evidenciado com o sucesso desse filme, que faturou 70 milhões na sua abertura nos EUA. Apesar disso, não curto mais animações...

Cumps.

abril 03, 2006 12:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ai, seu mau!!!
Eu louco pra ver esse filme, mas sem um centavo pra ir pro cinema!!!
Magoei... snif...

abril 04, 2006 5:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, Luiz!

boa noite! muito trabalho?

Um abraço

abril 06, 2006 5:59 PM  

Postar um comentário

<< Home