sábado, janeiro 28, 2006

Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo, Mas Tinha Medo de Perguntar, de Woody Allen (1972)

Olá!

Tudo bem com todos? Espero sinceramente que sim!


Hoje está sendo um dia fatídico. Creio que estou entrando novamente em alguma fase negra que pensei ter deixado em algum lugar, lá atrás, que muitos de vocês que ainda me lêem hoje acompanharam em outros posts, em outras épocas. Mas penso também que isso pode ser passageiro, apenas uma dorzinha, uma pontada que não significa nada. Quem sabe. Mas é melhor se cuidar.

E nesse clima meio xarope, eu estou postando hoje.

Para o dia de hoje, escolhi fazer duas coisas: um comentário breve e as minhas apostas para o dia 30 deste mês.

O que? Você não sabe o que tem no dia 30 deste mês?

Bem, explico: no dia 30 de janeiro, isto é, na segunda próxima, sai as indicações ao Oscar, o prêmio mais esperado, comentado e considerado do planeta. E como é costume, em todos os anos, fiz a minha aposta nas rodas de amigos, e estou na espera de ganhar alguma coisa...

(... ano passado, apostei n' " OAviador" que, apesar de levar 5, perdeu os principais, que ficaram com "Menina de Ouro")


Bem, sem mais, apresento o filme que comento hoje.




Tudo o que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo,
Mas Tinha Medo de Perguntar

(Everything you Always Wanted to Know About Sex - But Were Affraid to Ask, 1972)






A primeira vez que assisti a um filme de Woody Allen foi com o divertidinho "Hannah e Suas Irmãs", acho que em 1998. Era um VHS da pior qualidade, mas o conteúdo compensou o drama que foi tentar consertar o tal cassete. Ainda bem que hoje, com o advento do DVD, tudo ficou mais fácil. Inclusive, achar as obras mais antigas do cineasta, que eu sempre ouvi falar que eram suas obras mais inspiradas. Sendo assim, passeando pela locadora dia desses, dei de cara com esse filme com nome comprido, mas chamativo. E foi assim que acabei vendo uma das comédias mais inteligentes que eu tive o prazer de assistir.

Na verdade, o filme é um conjunto de vinhetas que falam sobre unica e exclusivamente sobre sexo, das mais diversas formas. Para citar apenas algumas das melhores, tem a história do doutor bonzinho (Gene Wilder), que se vê apaixonado. Por uma ovelha. E a outra, em que três espermatozóides (entre eles o próprio Allen) discutem sobre a ejaculação de uma maneira impensável. Enfim, é impossivel descrever a história do filme como um todo. A única coisa de que se tem certeza é seu tema: sexo.

E Woody Allen o trata com o melhor de seu humor, inteligente e criativo, para abordar os diversos lados da maior diversão do homem. O resultado é um filme cômico, que trata do assunto sem apelações, mas sim usando-se de um humor refinado e inteligentíssimo, assim como quase toda a obra do roteirista/diretor/ator Allen. Talvez ele tenha conseguido falar desse assunto com naturalidade, já que ele próprio tem suas neuras sexuais (se envolveu até em alguns escândalos por conta disso).

Praticamente perfeita é a produção, com a direção competente, roteiro insanamente divertido e atuações com timing perfeito, em especial de Allen e de Lynn Redgrave, que interpreta a Rainha em um dos quadros. Outros atores que também fazem parte do filme estão em forma: Gene Wilder, John Carradine, Tony Randall e Burt Reynolds. É incrivel a capacidade do longa de falar abertamente sobre um assunto que quase ninguém fala por vergonha ou receio com a maior naturalidade, e ainda arrancar risos de todos.

Como não poderia deixar de ser, os méritos de tudo isso são de Woody. Se hoje em dia seus roteiros não são mais os mesmos, e seus filmes vem perdendo público, é só olhar para trás para que se descubra o tamanho da genialidade do diretor. Com certeza, um dos maiores comediantes vivos, mesmo que atualmente esteja em baixa (apesar das chances de "Match Point" no Oscar 2006). Espero, sinceramente, que um dia Woody Allen possa nos dar uma comédia tão boa quanto esta. Espero...


Uma nota?
9,5 / 10

____________________________


Um abraço a todos e até a semana que vem!

O Editor.




10 Comments:

Blogger Paulo Assumpção said...

Este filme é realmente hilário! Woody Allen em sua melhor forma. Aliás, mesmo quando não está em uma boa fase, o texto das comédias de Allen são superiores a qualquer coisa que se faça atualmente no gênero em Hollywood. Torço para que seja novamente lembrado pela Academia. Em tempo, já que procura obras menos atuais de Allen, não deixe de ver "Zelig" e "O Dorminhoco". Geniais! No mais, lhe desejo muita saúde!

janeiro 28, 2006 7:00 PM  
Blogger Dilberto L. Rosa said...

Agora, sim, um graaaaande filme: sou fã de carteirinha do Allen, e não concordo que Hanna e suas irmãs seja "divertidinho"!!! Rsrs. Bom, faltou citar um dos maiores, "Um assaltante bem trapalhão", o Cidadão Kane da comédia!!! Mudando de tom, espero que sua saúde esteja bem e se precavenha, sim, sempre! Que Deus te abençoe!

P.S.: faltando à reunião da família? Bom, passa lá nos Morcegos e dá uma olhadinha como ficou!
P.S.2: quero participar desta sua aposta do Oscar. Farei uma lá nos Morcegos também; unamos as duas?
P.S.3: Tudo que você queria saber sobre sexo... é nota 10, e não 9,5, seu "do contra"!!! Rsrs

janeiro 29, 2006 5:22 AM  
Anonymous Anônimo said...

Esse é um dos filme que mais tenho vontade de ver do Allen.

janeiro 29, 2006 8:46 AM  
Blogger Gustavo H.R. said...

Luiz Henrique: as inmdicações ao Oscar saem dia 31, na Terça... Não vai ficar esperando por elas amanhã à toa, hein! Allen é uma das grandes figuras da segundam etade do século XX no espaço artístico. Mas esse filme nunca vi, parece muito curioso

janeiro 29, 2006 4:32 PM  
Blogger Bruno Capelas said...

Acredita que eu nunca vi nenhum filme do Allen? Preciso urgentemente vê-los. E eu tô curioso pra ver as indicações(vai Jardineiro Fiel!)

Um abraço!

janeiro 29, 2006 4:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi cara, td bem? Admiro mto Woody Allen, mas não vi esse filme. Deve ser mto bom! Tenha uma ótima semana, abraços.

janeiro 29, 2006 5:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Todos ansiosos na espera do Oscar!!!

janeiro 29, 2006 6:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, Luiz!

Eu daria 10!...Sua opinião sobre o filme é igual a minha...gosto de todos os filme do Woody, principalmente o ´´Hannah e suas irmãs``, assisti em 1986, e me apaixonei pela Barbara Ashley...Assisti inúmaras vezes, tenho um vhs, e sempre assisto...dele tirei o nome da minha filha..Bárbara Hannah, misturei os dois nomes...É que na mesma época acontecia comigo, igual ao Michael Caine...Me apaixonei pela irmã da minha namorada..Uma loucura!..Valeu a lenbrança.

Um abraço e melhoras..boa semana

janeiro 29, 2006 6:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Luiz, passo aqui para avisar que mudei de endereço. Cansei do UOL. Quando der passe lá e atualize o link. Abraços.

http://os-intocaveis.blogspot.com/

janeiro 30, 2006 5:48 PM  
Blogger Marco said...

Rapaz! Você desencavou uma "antiga ternura"!!! Boa lembrança. Mas como eu assisti a este filme na época, acho que eu tenho informações que acho que vocês desconhecem.
"Tudo o que você queria saber..." é um livro escrito pelo psicólogo norte-americano Dr. David Reuben e lançado em 1969. Ali, Reuben relatou vários casos de comportamentos, digamos, pouco ortodoxos e como ele os tratou.
Woody Allen pegou este livro de auto-ajuda e o transformou num filme surpreendente.
Como eu vi praticamente todos os filmes do Allen (só está faltando Stardust Memories), posso indicar os que considero imperdíveis:
Sonhos de um Sedutor, Zellig, A Rosa Púrpura do Cairo, A era do Rádio, Annie Hall e Bananas, só para ficar entre os mais antigos.
Um abraço, Luiz.. Espero que esteja tudo bem com você.

janeiro 30, 2006 7:09 PM  

Postar um comentário

<< Home