quinta-feira, abril 06, 2006

Os Caça Fantasmas, de Ivan Reitman (1984)

Olá a todos!
Tudo bem? Espero que sim!



Pois bem: infelizmente, não consegui votos suficientes para ingressar na Liga dos Blogues, mas mesmo assim, agradeço ao Marfil, do blog Spoiler que me indicou p'ra lá e para todos os que votaram em mim! Obrigado, de coração! E parabéns aos que entraram!

E estou postando hoje, quinta, porque amanhã estarei partindo para Salto (SP), para visitar a coleguinha de blog e amiga do coração sra. Natascha Paschoalique, devido ao aniversário dela, que é hoje! Parabéns, Natascha, minha homenagem a você está no meu fotolog (
http://www.fotolog.com/luizhsoliveira), quem quiser passar lá, fique a vontade! E quem quiser saber o endereço do Críticas Medíocres, blog da Natascha, passe o mouse aqui!

Hoje, estarei falando sobre um clássico da comédia-ação. Um dos melhores (se não o melhor) filme do gênero: "Os Caça-Fantasmas". Esse filme que comento hoje vai gerar muitos comentários em alguns lugares... pois bem, a resenha ficou um tanto longa, haja paciência! Mas, vamos lá.


***

Os Caça-Fantasmas
(Ghostbusters, 1984)

(mais uma vez, recusa do
blogspot de colocar a imagem)



Clássico. É o mínimo que se pode dizer de um filme tão memorável, tão legal, tão engraçado e que praticamente revolucionou a comedia dos anos 80. Dizer que esse filme é razoável é uma grande ofensa, pois até hoje não há quem eu conheça que não goste das aventuras (e desventuras) dos Caça Fantasmas.

Eu era criança, estava me iniciando nesse mundo viciante que é o cinema. E assistia com freqüência (muita freqüência, pra falar a verdade) à Sessão da Tarde que hoje anda tão decaída com os filmes mequetrefes que ali são exibidos. Mas, lá no meio dos anos 90, passava sempre Os Caça Fantasmas. E um dia desses, resolvi ver, já que estava ali, sem fazer nada mesmo. E, oh, não é que gostei?

A história, escrita pelos atores Harold Ramis e Dan Aykroyd, conta como um grupo de cientistas de fenômenos paranormais de uma universidade de Nova York, chamados Peter (Bill Murray), Ray (Dan Aykroyd) e Egon (Harold Ramis), perdem o emprego quando acaba a verba destinada às suas pesquisas. Para poderem se sustentar, montam um negócio próprio para captura de fantasmas, a quem dão o nome de Ghostbusters. Sem nenhum cliente e tendo prejuízos cada vez maiores, os três vivem se metendo em encrencas, até que são chamados por uma violoncelista (Segourney Weaver), que descobre uma entidade morando dentro de... sua geladeira. Logo após isso, várias aparições colocam os Ghostbusters no alvo da mídia. Mas a entidade da geladeira da violoncelista revela-se ser Zuul, um semideus que serve a um demônio maior, Gozer (Slavitza Jovan). Agora, os Caça-Fantasmas tem de sair à caça de Gozer, que ameaça destruir Nova York, ao mesmo tempo em que contratam um inexperiente ajudante (Ernie Hudson), e contam com os palpites de um nerd, Louis Tully (Rick Moranis), enquanto Peter tenta conquistar a charmosa artista.

Para o ano de 1984, o filme é muito bem produzido no que toca o assunto efeitos visuais. Criativos, espetaculares e chegam a ser até assustadores a quem assiste pela primeira vez. Muitos sustos esperam pelos desavisados, mas muita comédia (inteligente, diga-se de passagem) também garante a diversão.

Atuações chegando ao máximo da soberba. Difícil definir quem são os melhores, pois até os coadjuvantes estão incríveis. Destaque para todos, mas em especial para o sempre competentíssimo Bill Murray (indicado para o Globo de Ouro por esse filme), os ótimos Dan Aykroyd, Harold Ramis e o engraçado Ernie Hudson, que formam a equipe caça-fantasmas. Isso porque ainda há Segourney Weaver, David Marguilies (como o prefeito da cidade) e até Larry King, como ele mesmo, claro. E – como esquecer – Rick Moranis, mais engraçado do que nunca (uma pena ele ter sumido do cinema nesses últimos anos).

A direção é de Ivan Reitman, diretor de filmes como “Irmãos Gêmeos” (aquele com Danny DeVito e Arnold Schwarznegger) e, recentemente, “Seis Dias, Sete Noites” (com Harrison Ford). Competente e firme, consegue conter as cenas mais densas e se soltar na comédia, que quase chega a pastelão. Excelentemente produzido. Isso sem falar da música (de Ray Parker, Jr.), que teve a indicação ao Oscar (a outra indicação do filme foi para os efeitos visuais), que é contagiante e até hoje é tocada nas rádios.

Enfim, não do que se queixar. Filmaço. Um clássico é um clássico e pronto.



Uma nota?
10 / 10
***

Pois bem: fico por aqui essa semana, prometendo retornar semana que vem, se tudo der certo.
Um abraço a todos, até!
Editor, ouvindo Tá na Hora, de Raul Seixas

16 Comments:

Blogger Gustavo H.R. said...

Bem lembrado, Luiz. Em tempos em que comédias mescladas com elementos de ficção dão resultados pouco memoráveis, nada mais adequado que mencionar um clássico do gênero. E lembrar pessoas preguiçosas como eu, que nunca assistiram ao filme!!! ;-)

Cumps.

abril 07, 2006 12:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caça-fantasmas, ao lado de A fantástica fábrica de chocolates (o original, com Gene Wilder) e E.T - O extraterrestre, obra-prima de Steven Spielberg, são os filmes que marcaram a minha infância. Lembro que nessa época ia ao cinema com mais um bando (falo de 15, 20 pessoas). Era a maior farra! Hoje esse encantamento se perdeu e os bons roteiros são coisas do passado. Ainda bem que existe o DVD e podemos assistr a esse filmaço com todos os extras que temos direito. P.S: Ah, mais uma coisa: pode parecer sacanagem, mas eu tinha um colega nessa época que era a cara do geléia. Abraços. A gente se fala.

abril 08, 2006 7:06 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caça-fantasmas, ao lado de A fantástica fábrica de chocolates (o original, com Gene Wilder) e E.T - O extraterrestre, obra-prima de Steven Spielberg, são os filmes que marcaram a minha infância. Lembro que nessa época ia ao cinema com mais um bando (falo de 15, 20 pessoas). Era a maior farra! Hoje esse encantamento se perdeu e os bons roteiros são coisas do passado. Ainda bem que existe o DVD e podemos assistr a esse filmaço com todos os extras que temos direito. P.S: Ah, mais uma coisa: pode parecer sacanagem, mas eu tinha um colega nessa época que era a cara do geléia. Abraços. A gente se fala.

abril 08, 2006 7:06 AM  
Blogger Marco said...

Antes de mais nada, desculpe, Luiz, por ter andado afastado daqui. Mas é que o meu emprego anda me exigindo além da conta. Mal tenho tempo para escrever os textos para o Antigas Ternuras. Estou te devendo o texto do Cineafetividade e pretendo "pagar" a minha dívida.
Sobre o "Caça-Fantasmas", caramba! agora foi você que apelou para as antigas ternuras, heim? Lembro de ter assistido a este filme em um cinema que nem existe mais. Virou igreja universal do reino de Deus. Mas tenho boas lembranças desse filme. Em especial da sigourney Weaver que estava particularmente linda nesse filme. Um abração!

abril 08, 2006 9:30 AM  
Anonymous Anônimo said...

bah! é um baita clássico da infancia de muita gente. ,merece sempre ser lembreado
quanto a liga dos bloguew]s (tb fui indicado) pergunto
que diferença faz estar naquela liga?
não vejo nenhuma.
ae!

abril 08, 2006 1:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, Luiz!

A musiquinha...ela só já é classica...o Bill faz seu papel chave...é um bom filme.

Um abraço e um bom fim de semana...e feliz aniversario para a Natascha

abril 08, 2006 6:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

\o/ \o/ \o/ Muito foda esse filme huuh.Aiai, sabe agora tenho o box com os dois filmes *fazendo inveja* /o\ você que me deu huuh.

Valeuuuuuuuuuuu
Ta amo cara (e sai logo do banho que quero ir no Armazém logo huuh)
Beijos =*****

abril 08, 2006 6:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Luiz, td bem? Concordo, é um clássico! Mto bom o filme! Abraços.

abril 08, 2006 7:56 PM  
Blogger Bruno Capelas said...

A música tema é um clássico. Mas eu nunca vi direito os Ghostbusters...

Um abraço!

abril 09, 2006 5:55 PM  
Blogger Marco said...

E aí, grande Luiz? Recebeu o e-Mail que eu te mandei? Um abração!

abril 10, 2006 9:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

Quem você chama? Os GHOSTBUSTERS!!!

abril 11, 2006 10:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Esse é um Sr. Filme! E o que é aquela galera que participa dele? O seu 10 foi muito bem merecido!

abril 13, 2006 8:34 AM  
Blogger Dilberto L. Rosa said...

Cara, Caça-Fantasmas é um marco na minha vida, só sentando para conversarmos para te contar tudo, mas te adianto que este é mais do que um clássico, é um verdadeiro representante da competência da magia presente nos anos 80 e que nunca mais se repetiriam em filme algum, em gênero algum! Genial, do início ao fim (capaz de juntar assunto sério como a parapsicologia com comédia dos anos 50!): Reitman chegou ao seu ápice com este trabalho, e nunca mias conseguiria ser o mesmo... Grande abraço, amigo sumido (e a saúde, como vai?) e obrigado por esta adorável recordação! E feliz Páscoa!

abril 13, 2006 9:00 PM  
Blogger Marco said...

Uma Boa Páscoa, Luiz!

abril 14, 2006 1:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Feliz Pascoa!!

Um abraço

abril 15, 2006 11:25 AM  
Blogger Paulo Assumpção said...

Este filme é mesmo um clássico! Clássico da minha juventude! Eu já era fã dos desenhos animados quando o filme estreou na Tela Quente. Claro que assisti, assim como às suas incontáveis reprises na Sessão da Tarde. Também vi a segunda parte, mas está é bem inferior ao original. Muito bem lembrado, meu caro Luiz! Boa Páscoa!

abril 15, 2006 11:58 AM  

Postar um comentário

<< Home