segunda-feira, maio 22, 2006

O Código Da Vinci, de Ron Howard (2005/6)

Olá, pessoal!
Tudo bem com vocês? Espero que sim!
Ando sumido, sei... mas voltei depressa para uma especial!
***
O Código da Vinci
(The DaVinci’s Code, 2005)
(foto não disponível)




Quem me conheceu nesse último ano, sabe o quanto espero pela adaptação do grande best-seller de Dan Brown, o polêmico “O Código Da Vinci”. Desanimei um pouco quando soube que quem iria dirigir uma adaptação tão esperada seria o mediano Ron Howard, e quem escreveria o roteiro seria o mais mediano ainda Akiva Goldsman. Mas ainda assim, contrariando a todos, continuei esperançoso. Sendo assim, no dia 20 de maio, um dia depois da estréia mundial, eu fui verificar se o que estavam escrevendo sobre o filme era verdade [a recepção em Cannes, dias antes da estréia no resto do mundo, foi fria e com vaias por parte dos críticos]. E, apesar dos pesares, o filme é bom, sim senhor.

Se é que existe um ser humano vivente que não saiba a história do filme, aqui vai: tudo começa quando o famoso professor Robert Landgon [interpretado por Tom Hanks], que está em Paris para uma palestra, é chamado para ajudar na investigação do misterioso assassinato do curador do museu do Louvre, o cultuado Jacques Saunière. Mal sabe ele que é o principal suspeito, e que passa a ser caçado pelo chefe de policia local, o temido Bezu Fache [Jean Reno], depois que passa a contar com a ajuda de Sophie [Audrey Tautou], que tem certeza que Saunière, antes de morrer, deixou pistas para que ela e Langdon seguissem para desvendar um segredo muito bem guardado, e no caminho acabam envolvendo a Opus Dei, através do obstinado Bispo Aringarosa [Alfred Molina] e seu fiel escudeiro Silas [Paul Bettany]; o excêntrico milionário obcecado pelo Santo Graal, Sir Leigh Teabing [Ian McKellen], e no caminho descobrem que não podem confiar em ninguém, ao mesmo tempo em que vão revelando pouco a pouco um grande segredo nas obras de Leonardo Da Vinci, que pode abalar toda a Igreja Católica.

Vou dizendo: a história é fogo de palha. Só ficou conhecida e se tornou best-seller mais pela divulgação gratuita de fanáticos religiosos que tentaram boicotar o livro. Nem é aquele absurdo de história que apregoam por aí. Bem escrito, de fato. Envolvente, certo. Mas não é tudo aquilo. Mas eu imaginei no filme um thriller forte, bem dirigido, bem atuado e com roteiro bem amarrado. Só acertei nas atuações. De resto...

O ponto fraco do filme reside no roteiro de Akiva Goldsman, que mutilou o livro em partes crucias e ainda alterou o final de uma forma grotesca e ridícula. E a direção insegura de Ron Howard, que não se pode dizer que tenha uma marca própria impressa em seus filmes, já que ele não é um autor, e sim um fantoche dos roteiros que lhe são entregues, ou seja, ele apenas os segue, sem conseguir colocar o seu toque, sua marca. Tanto que este filme lembra muito, em certos pontos, Uma Mente Brilhante.

Bom mesmo são as atuações. Hanks está um pouco apático no papel de herói; Tautou está terrível como Sophie, Alfred Molina está médio como o Bispo Aringarosa [ele tinha mais relevância no livro]. Mas se superam apenas três atores: Ian McKellen está PERFEITO como Sir Leigh Teabing, exatamente como se imagina lendo o livro. Jean Reno está bem como Bezu Fache, o chefe policial que persegue Langdon e Sophie pelo filme todo; e por último, o melhor deles: Paul Bettany conseguiu criar um Silas assustador e atormentado, o que pode lhe garantir uma indicação ao Oscar de Coadjuvante no ano que vem.

Em suma, o que dá para dizer de “Código Da Vinci”? Foi uma decepção? Não. Foi uma excelente adaptação? Também não. O que se pode analisar é que é um filme que agrada, mas não é marcante, como muitos esperavam que fosse. Por isso muita gente pode ficar decepcionada. Mas a critica exagerou [em partes por pressão dos órgãos religiosos], dizendo que o filme era péssimo. Não é bem por aí. O filme prende a atenção, é fiel ao livro [até a parte final], e é bom. Só que fica aquela impressão de que, para tanto alarde, um filme melhor poderia aparecer. Fica a sensação estranha no ar...

Uma nota?
9/10


***
Um abraço a todos, até!
O Editor.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá, Luiz!

Acabei de falar com uma amiga que assistiu ontem...ela gostou muito e vai rever...como as filas qui estão imensas, comprando-se ingresos com uma semana de antecedencia, falei pra ela que esperaria em dvd, mas depois de ler o que voce escreveu, não vou esperar.

Um grande abraço, bom retorno e boa semana

maio 22, 2006 5:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sinto um cheiro de fumaça no ar...

Um abraço!

maio 22, 2006 6:51 PM  
Blogger Gustavo H.R. said...

Acho que pela primeira vez terei de discordar, Luiz. Creio que desta vez os críticos estão com a razão... ;-)

maio 23, 2006 10:03 AM  
Anonymous Anônimo said...

desculpe as escassas visitas, sabe como é, o tewmpo. Não li o livro, mas como filme não vi nada mais do que filme = dinheiro. Não que seja ruim, mas tampouco bom. O final é horrível e mtos moemtnso são enfadonhos.

maio 23, 2006 3:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

ola luiz...
há tempos nao escrevo aki...
mas como trata-se de um filme q como vc, eu tb esperei ansiosamente eu vim ver oq achara do filme...
nao vi ainda...me decepcionei com as críticas...mas prefiro tirar minha conclusao, apesar de ja nao estar mais com a mesma vontade de antes em assistir...
quanto a sua resenha, só nao entendi uma coisa...vc falou, em suma, mal do filme...e no final deu 9??
pela suas palavras, dizendo q o filme nao era um espetaculo, mas tb nao era ruim, achei q no máximo um 7 ja seria discutivel, mas de qualquer forma...abraços...

maio 25, 2006 8:33 AM  
Blogger Marco said...

Concordo totalmente contigo, Luiz. Eu gostei do filme e tive vontade de ler o livro, que imagino ser melhor ainda. A história me dá umas idéias palpitantes. E nem achei o roteiro do Akira tão ruim assim. Mas como não li ainda o livro, prefiro esperar para dar uma resposta mais definitiva sobre o assunto. E agora, vamos ao X-Men III, enquanto o Superman não aparece nos céus de Metrópolis (isso para ficarmos só nos blockbusters...). Um abração!

maio 27, 2006 9:12 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, Luiz!

Bom fim de semana!

Um abraço

maio 27, 2006 7:31 PM  

Postar um comentário

<< Home