domingo, maio 28, 2006

Reunião da Família Morcegos - maio de 2006

Para quem está acompanhando o meu blog neste domingo, esta é a segunda parte do post duplo que estou apresentando hoje. Como é dia de Reunião da Família Morcegos, cá estou para deixar o meu!



______________________________



Reunião da
Família Morcegos


Copa? Que Copa?



Futebol para mim é cachaça. Não me lembro quem disse uma coisa parecida, mas é mais ou menos como eu também penso. Não é todo mundo que gosta, mas quem gosta vicia, e dificilmente consegue largar. Realmente. Futebol é cachaça.

Lembranças de Copas eu não tenho muitas, não. A mais distante que tenho é da Copa de 90, de ver meu irmão mais velho (João Luiz, centro-avante do time da empresa onde trabalha, completamente viciado no jogo) chorando como se ele tivesse uns 15 anos. Na realidade, ele tinha 16.

Copa de 1994, Estados Unidos. Dessa eu me lembro. Ainda hoje, quando passo em frente ao Bar Cuca Fresca, da big mamma da nossa vila, a Dna. Cleide, me lembro de estar acompanhado os jogos no alto dos meus 8 anos de idade, torcendo mais porque todo mundo a minha volta estava berrando gritos de incentivo ao time brasileiro do que por torcer no sentido prático da palavra (meu gosto por futebol veio bem depois). E por causa do X-salada que ela fazia com tanto capricho... ai, que saudade.... Enfim, voltemos ao assunto: aquele jogo contra a Holanda (Foi contra a Holanda mesmo? Não me lembro direito...) foi emocionante e engraçado para mim por causa de uns acontecimentos estranhos: em determinado momento, dois senhores que haviam se embriagado durante a partida começaram a discutir com voracidade ao meu lado. E inocente como toda criança bondosa e santa, tomei posição e comecei a colocar “lenha na fogueira”, atentando para os dois irem para as vias de fato logo. Tenho um gosto peculiar por briga de bêbados, e que Deus me perdoe por isso. Então, quando iam finalmente partir um para cima do outro, aconteceu o gol do Brasil. Esqueceram-se da briga, comemoraram e eu fiquei frustrado, para variar um pouco... Na emocionante final, permaneci ajoelhado o tempo todo... pela primeira vez na vida senti o gosto da emoção que o futebol proporciona.

Assim como na Copa de 98, experimentei a frustração, com os três gols que o Brasil tomou da França naquele jogo. Não só eu como você também, que lê esse texto. Para aqueles da minha época (Deve ter alguém da minha época aí, não deve? Hein? Hein?), a lembrança dessa derrota, em plena pré-adolescência, marcou bastante. E a redenção, na Copa de 2002. Festa, festa, festa! Só minha mãe se entristecia: morria o (grande) Chico Xavier, naquele mesmo dia.

Enfim, hoje sou um grande fanático pelo meu Corinthians, e não tanto pelo Brasil (Acho que tem bons jogadores, mas não uma boa equipe, etc etc). Mas ainda assim, vou torcer para que a Seleção Verde-Amarela leve a sexta Copa. Nos vemos lá? Espero que sim.
________________________
Abraços a todos que estão acompanhando aqui, e até breve! E, se possível, deixem comentários!

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

É isso aí... e que negócio é esse de incitador de briga de bêbados...? :D

Um abraço!

maio 28, 2006 5:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Luiz, td bem? Achei excelente sua crítica, concordo com oq disse. Achei o filme mto bom, há alguns personagens q poderiam ter sido melhor aproveitados e explorados, mas o resultado final foi ótimo. Quanto ao Código da Vinci, eu me encaixo na lista daqueles q se decepcionaram. E é isso aí, Copa do Mundo tá ae, vai ser difícil o Brasil vencer, por causa de todo esse favoritismo e tb pq não é nada bom para os organizadores q uma mesma seleção vença 2 copas seguidas. Mas ainda assim eu acredito e torcerei rs. Tenha uma ótima semana, abraços.

maio 28, 2006 6:08 PM  
Blogger Dilberto L. Rosa said...

Grande primo, minhas mais sinceras desculpas!!! Realmente este domingo foi mais que corrido: fui ao batizado de meu sobrinho, depois para o almoço comemorativo, depois corri para postar atrasadíssimo às 14 e 30, correndo mesmo para assistir pela segunda vez (nunca tinha revisto, acredita?) a O Retorno do Rei, e, três horas e um pouquinho depois, corri para tentar visitar a todos os participantes e atualizar os links! Vi seu nome várias vezes no MSN, mas, quando tentava falat com você, vinha o aviso de que a conversa poderia ser cobrada, por tratar-se de ligação para celular! E eu lembrando "vou já lá ao Luiz ver se ele cumpriu a promessa do post duplo"... E cá estou eu, atrsadíssimo (desculpa mesmo), mas estou aqui! Especialmente pela dedicação em fazer um superpost duplo pelo simples fato de não deixar de participar!!! Valeu, mesmo, primo! Agora, correndo para ler X-3 (acreditaria também se eu dissesse que qainda não vi nenhum desses de ponta? DaVinci, nem MI3, nem X3?! Pois é!)...

maio 29, 2006 8:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, Luiz!

Minha primeira Copa foi a de 1974...e lembro Brasil x Zaire, e o outro Brasil x Holanda...os outros jogos não lembro...a de 78 foi o de minha adolescencia, e de minha época mais fanátiica por futebol..a ´´Maquina Tricolor`´, Fluminense estava no auge poucos anos antes...Voce lembra daquela semifinal historica do Campeonato Brasileiro de 1976, Fluminese x Corintians, no Maracanã?....lembro como se fosse hoje.
....Os outros anos de Copas, depois da decepção de 82, já não fui tão fanático.
Hoje torço, gosto de ver os jogos, mas não acredito que vamos trazer o Hexa...chegaremos à final, talvez.

Um abraço e tomara que eu esteja errado

junho 01, 2006 6:13 PM  
Blogger Gustavo H.R. said...

Olá, Luiz!

X-MEN 3 tornou-se objeto de culto de fãs e grande evento do mês para os cinéfilos, e por isso não vou ler sua crítica antes de ver o filme, mas espero também apreciar a saga final (?) dos amigos mutantes.

Cumps.

junho 02, 2006 8:50 PM  
Blogger Marco said...

Grande Luiz,
Eu também escrevi sobre Copas no Antigas Ternuras. Já estou indo para a minha 12a. Copa. E a minha do coração é a de 1970. Ah, meu Deus! Que coisa linda, linda, linda! Como dizia o então locutor Geraldo José de Almeida! Depos, nunca mais foi a mesma coisa. Considero a de 1994 a copa mais sem sal da história. Mas você de incitador de briga de bebum...essa eu não conhecia...ré! ré! ré!...Um grande abraço! E apareça no AT quando puder!

junho 03, 2006 9:58 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, Luiz!

Ontem , assisti o ´´Codigo..`´, e meu filho assistiu o X-Men...eu acho muito bom, ele disse que dos tr~es ache esse o mais fraco.

Um abraço e bom fim de semana

junho 03, 2006 7:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, Luiz!


Como voce está?

Um abraço

junho 08, 2006 8:31 PM  

Postar um comentário

<< Home