sexta-feira, janeiro 20, 2006

Cidade dos Anjos, de Brad Silberling (1998)

Buenas!

Como vão todos? Espero que muito bem!

Porque eu ando dando os meus pirilampos de alegria. Não sei porque, mas estou alegre até demais. Talvez porque esteja prevendo que os proximos 11 meses sejam de total desespero; ou talvez sejam 11 meses maravilhosos. Nunca se sabe... mas só por hoje prefiro acreditar na primeira hipótese.

Ando sem tempo para visitar todos os amigos que carinhosamente me visitam aqui neste blog; peço desculpas por isso. Assim que minha situação se regularizar, estarei de volta para comentar em vossos blogs. Seja isso bom ou ruim. (risos)

Portanto, comentarei um filme que eu vi pela primeira vez em 1999, e que até hoje me marcou profundamente. A todos, "Cidade dos Anjos". Dedicado a minha irmã Letícia que, apesar de nunca ler o que eu escrevo por não gostar de internet, dedico pelo seu aniversário de 30 anos no dia de hoje; e ela adora este filme. Este é o meu presente.


Cidade dos Anjos
(City of Angels, 1998)







Por isso gosto de filmes. Eles acabam marcando uma época na nossa vida, uma parte de nossa história pode ser vista a partir de algum título que a gente assistiu. Tem gente que se lembra com saudosismo a primeira vez que viu E.T. (de Steven Spielberg - 1982), como meus pais costumam dizer. E este filme que comento hoje, faz parte da vida de muitos pré-adolescentes do (agora tão) distante ano de 1998. Garanto.

Ao contrário do que muitos pensam, este filme não é original. É uma regravação do filme "Asas do Desejo", que o grande Win Wenders fez em 1987. Tudo se passa com Seth (Nicolas Cage), um anjo que tem a ocupação de acompanhar e confortar os recém-falecidos na Terra. E em uma de suas visitas, ele vê Maggie (Meg Ryan), uma médica que está operando uma pessoa que ele veio buscar. Quando perde o paciente, Maggie fica deprimida, pensando ser incompetente em seu ofício. E é ai que o anjo Seth tenta reconfortar a médica, e acaba se apaixonando por ela. Por causa disso, ele tem agora que escolher entre continuar sendo imortal e manter-se longe de seu amor ou tornar-se humano para viver esta história.

O filme é um daqueles dramas românticos que ninguém deu muita importância, por achar brega demais. Mas, com o tempo, o filme foi se tornando uma espécie de "cult", mais e mais pessoas passaram a gostar da temática, do estilão romance do filme e hoje existem até comunidades dedicadas ao filme com mais de 55.000 pessoas ligadas (para ser exato, a maior comunidade do filme no ORKUT tem 54.998 pessoas associadas). Prova da popularidade de um filme que fez um relativo sucesso na sua época de seu lançamento, mas hoje é quase uma unanimidade.

Do filme: Nicolas Cage, apesar de um pouco brega, está convincente na pele do anjo Seth, o apaixonado e indeciso. Ao passo que Meg Ryan está um tanto quanto bizonha (sinceridade aqui: nunca fui muito com ela...), mas também passa. E analisando pelo aspecto técnico, a direção de Brad Silberling é normal, nada de firulas. Mas a fotografia de John Seale é espetacular, principalmente na cena dos anjos espalhados pela cidade. E o roteiro? Meloso por completo, mas acho que foi isso que trouxe tantas pessoas a gostar deste filme. Não é um daqueles romances lotados de sexo, mas sim uma história simples e com o mais puro romance. Também: a história de um ser celestial que se apaixona por uma médica que não acredita em sua existência, e isso o faz pensar seriamente em largar a sua vida eterna para passar a sentir o amor e ser amado é um tipo de filme que você sabe o final mas gosta. O melhor daqui é que o final surpreende.

Claro, há erros, dos mais diversos. Desde roteiro a erros de continuidade. Mas, sinceramente, quem liga? O que importa num filme como este é o que sentimos, o que nós imaginamos. Nos colocamos na pele de Seth, acompanhamos seu sofrimento, acompanhamos Maggie em sua jornada até saber da verdade; que conheceu um anjo. E tudo auxiliado por uma trilha excelente indicada a dois Grammys e ao Globo de Ouro (destaco "Iris" do Goo Goo Dolls, hoje um clássico) que nos faz emocionar.

Também pudera. Com a história de um amor impossível como este, quem não gosta que atire o primeiro tomate.


Uma nota?
8,5 / 10


Pessoal, está chegando a hora e gostaria de lançar o desafio: tá quase no dia do anúncio dos indicados ao Oscar 2006, e gostaria de saber de vocês que me visitam aqui e me lêem pacientemente quais são as suas previsões para as indicações em geral: quem terá mais indicações, os favoritos, os azarões, os injustiçados... enfim, quais as expectativas. Espero que entrem nessa!

Um abraço a todos, e até!


O Editor, ouvindo "Se Restei Aspettanto Il Mio Amore Passar", de Jerry Adriani
(versão em italiano para "Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar", do Legião Urbana - primeira vez que escuto o disco que Adriani fez com as músicas da Legião - e sabe que até gostei?!)

14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi cara, td bem? Olha, esse é um dos filmes q todos me dizem q é bom, mas eu ainda não vi rs. Quero mto assisti-lo! Tenha um ótimo final de semana, abraços.

janeiro 20, 2006 7:58 PM  
Blogger Sergio said...

Olá, Luiz!

No dia em que assisit esse filme estava muito chateado, achei uma droga, e nao o vi mais. Um dia assisto novamente, pra voce ter uma ideia achei o pior interpretação do Nicolas Cage. Depois de digo a minha previsão.

UM ABRAÇO E BOM FIM DE SEMANA

janeiro 20, 2006 8:23 PM  
Blogger Morena said...

Oi queri Luiz!!!
Vim num dia feliz aki!!!
Cidade dos Anjos marca para mim o ínicio do meu namoro.Foi o 1o filme que eu vi com meu namorado.vimos deitadinhos no sofá!
E eu só p variar chorei como choro toda fez que eu o vejo.Coisa de garota!!!
E quanto ao oscar realmente n sei rsrs sou muuito desligada.
Ah e mande felicitações a sua irmã!!!

Bjokas

janeiro 21, 2006 8:42 AM  
Blogger Marco said...

Grande Luiz Henrique!
Eu assisti aos dois - O Cidade dos Anjos e o Asas do Desejo. Gostei de ambos, pero no mucho. No Cidade, a cena dos anjos na praia e belíssima. Quanto aos desempenhos, hum... Satisfatórios, eu diria.
Oscar - O faroeste gay do Ang Lee parece vir com força, dado o Globo de Ouro que recebeu. Creio que a maioria dos favoritos ainda não passou no Brasil. Daí, fica meio difícil de fazer um prognóstico. Gostei de O Jardineiro Fiel e adorei Crash - No Limite. Por enquanto, esses serão os meus favoritos. Abração!

janeiro 21, 2006 10:28 AM  
Blogger Paulo Assumpção said...

Apesar de ter uma certa originalidade se comparado ao "Asas do Desejo" (em especial, a ausência de um happy end - o que poderia se esperar de um filme europeu e não de um hollywoodiano!), prefiro o filme do Wim Wenders. É mais poético! Sobre o Oscar, a maior parte das principais indicações devem sair para "O Segredo de Brockeback Mountain", "Johnny & June", "Crash" e "Boa Noite e Boa Sorte". Correndo por fora: "Capote", "Munique", "Marcas da Violência", "A Luta pela Esperança" e "O Jardineiro Fiel". Nas categorias técnicas, "King Kong" deve fazer estragos. Um abraços!

janeiro 21, 2006 6:26 PM  
Blogger Paulo Assumpção said...

FALHA NOSSA: Terminei sem uma definição quanto ao quantitativo de abraços enviados. :-D

janeiro 21, 2006 6:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu confesso!!! Nunca assisti esse filme inteiro! Eu sempre dormi na metade!!!...
Oscar? BROKEBACK NA VEIA!!!

janeiro 22, 2006 10:17 AM  
Blogger Bruno Capelas said...

Tal como sua irmã , minha mãe é fascinada por esse filme. Já assistiu tantas vezes que não sabe mais quantas. Já eu , acho que nunca o assisti direito. E quanto ao Oscar , bem , acho que isso merecerá um post...

Um abraço!

janeiro 23, 2006 4:12 AM  
Blogger Gustavo H.R. said...

Saudações, caro Luiz!
Envio-lhe meus votos para que seus próximos 11 meses de vida sejam bons... Otimismo já é um passo a ser dado.

Bem, confesso que não vi o famoso CIDADE DOS ANJOS, de que você tanto gostou. Filmes românticos, de qualquer espécie, não são minha praia. Quanto ao Oscar, postarei minhas previsões dia 29, mas posso adiantar que grandes choques devem ser esperados e as indicaçõesp odem parecer tão estranhas quanto as do Globo de Ouro. Pela primeira vez desde 2003, estou achando que as categorias de Direção e Filme irão coincidir numa proporção de apenas 2/5. David Cronenberg será o esperado indicado "inesperado" (como Lynch, Almodóvar, Leigh). O problema está nas categorias de atuação, pois são vários candidatos com iguais chances de indicação. David Strahairn pode ser deixado de lado por sua performance perfeita, mas tida como pouco emocional demais para a Academia. Russel Crowe ou Jeff Daniels pode tomar seu lugar. Enfim, é muita coisa.

Até mais.

janeiro 23, 2006 6:30 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eu gosto demais desse filme também... só não tenho boas lembranças dele...

Não tenho gosto pelo oscar... acho muito superficial... Creio que é mai suma premiação para alavancar mais ainda o ego norte-americano... Nada a ver com o anti-americanismo... Mas acho que a escala é muito centralizada quando cinema é algo mundial...

janeiro 23, 2006 5:41 PM  
Blogger Dilberto L. Rosa said...

Eu sempre faço apostas do Oscar, Luiz, até lá a gente organiza alguma, deixa saírem as indicações! Quanto a este "Cidade dos Anjos", meu Deus... Nunca entendi o porquê de tanta gente gostar desta pancéia sem nexo e imbecilmente açucarada e com pretensões a filme existencial!!! Nem dá pra comparar com Asas do Desejo, do Wim... Bom, gosto é gosto, fazer o quê? Ré, ré! Abração!

janeiro 24, 2006 7:16 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ainda não me conformo de não ter visto esse filme.

Quanto ao Oscar parece-me claro o favoritismo do extremamente superestimado O Segredo de Brokeback Mountain. Quem ainda deve aparecer com várias indicações são Johnny e June, Boa Noite e Boa Sorte. e Munique (ao menos espero assim). Injustiça vai ser deixar Bruno Ganz e Jonnhy Depp de fora como melhor ator, O Castelo Animado como animação.

janeiro 24, 2006 1:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bem... então terei que finalmente admitir meu lado brega (aliás, acho que sempre fui mesmo - rs). Pois gostei demais deste filme assim como do Win Wenders (na verdade, muito mais bonito!). E achei muito bom que o tenha postado aqui. Valeu mesmo. Ainda quero fazer a minha lista do Oscar (rs), mas ando sem coragem, pois no ano passado só acertei em 5 categorias (kkk). Abração.

janeiro 24, 2006 4:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, Luiz!

Depois de ler seu blog, resolvi locar novemente, depois de seis anos, esse filme...mudei de opinião, muito bom.

Um abraço

janeiro 25, 2006 4:58 PM  

Postar um comentário

<< Home