quinta-feira, janeiro 05, 2006

Jogos Mortais II, de Darren Lynn Bousman (2005)

Olá!

Tudo bem com todos? Espero sinceramente que sim.

Bem, voltando das farras de fim de ano, muita festa, muitos fogos, muita comida, muita bebida, e no meu caso, muita confusão (tomei uma garrafada na cabeça - qualquer dia desses conto aqui o acontecido). Volto hoje, vendo a boa repercussão que o OmniCam 2005 teve, fico contente também pelo fato de que o principal objetivo foi alcançado: a interação entre os blogs. Fiquei surpreendido com o número de pessoas que passaram aqui e pediram informações de como participar neste ano, e a elas respondo: não é necessário inscrição. Somente comente neste blog durante o ano de 2006 e o seu espaço pode ser visitado pelos amigos da "Comissão" (agora com letra maiúscula), que julgará a sua entrada entre os indicados. Parabéns aos vencedores!
AH! Haverá sim um award troféu, que ainda está sendo feito; entregarei aos vencedores quando ficar pronto.

Bem, para voltar a ativa, nada melhor do que escrever sobre um filme recente. Estive no cinema 4 vezes somente neste fim de ano (King Kong, O Exorcismo de Emily Rose, Jogos Mortais II e A Passagem), sendo que hoje comento a sequencia do bem sucedido "Jogos Mortais"


Jogos Mortais II
(Jigsaw II)




Tá certo, tá certo. Muita gente me criticou aqui na cidade porque eu falei maravilhas deste filme. Mas, com muita razão, me pediram para rever e eu fui. E o resultado é isso que eu escrevo.
Como todo mundo que acompanha os meus textos desde o início (novembro de 2004) sabe, eu costumo ser exagerado no que escrevo. Quando gosto de um filme que vi, vou imediatamente a lan-house mais próxima, e digito tudo o que me impressionou. Mas, desde sempre, peço perdão pelos meus pecados, pois eu sou apenas um entusiasta do cinema, não sou crítico profissional. Por isso, muitos dos meus textos tiveram que ser reescritos, como aconteceu com "Star Wars III", "O Aviador", entre outros. E eu tinha um texto pronto para "Jogos Mortais II". Depois de ser aconselhado a rever, eu o refiz totalmente, com os pés no chão. Finalmente.

Este longa, escrito e dirigido por Darren Lynn Bousman (um estreante oriundo dos videoclips - prática que já virou moda) tem sim as suas qualidades, e à primeira vista pode parecer melhor que o primeiro. Mas se você parar para pensar vai ver que não é bem assim. A história conta como oito pessoas vão parar dentro de uma casa completamente fechada e cheia de armadilhas, criada pelo famoso "serial killer" Jigsaw (Tobin Bell), que se auto-intitula apenas um salvador de almas. Dentre essas oito pessoas, está o problemático filho de um detetive Eric Mason (Donnie Whalberg), que é chamado para o caso sem saber que seu filho está nas mãos do psicopata. Ao descobrir, ele encontra Jigsaw, que começa um jogo psicológico com o policial, enquanto os oito sequestrados tem que lutar juntos para sair da casa em três horas, prazo limite para que o veneno que está no ar da casa acabe com a vida de todos eles.

Eu, particularmente, achei a história bem promissora, um roteiro bom. Não aquela excelência, mas bom. E a julgar pela cena inicial, fortíssima e cruel (que me fez quase ter uma crise no meio da sala de cinema), o filme pareceria excelente. Pareceria. Assistindo novamente, vi que ele não é "aqueeela" coisa (como diz Letícia, minha irmã).
Nota-se de mais um caça-níqueis, com a pretensão de apenas gerar lucro em cima de um filme bem sucedido. Vemos isso a toda hora no cinema. A cada ano que passa, mais e mais os roteiros realmente originais se distanciam, e vemos seqüencias, refilmagens, etc. Aqui não é diferente. O primeiro filme sim, era original. Aqui é apenas para arrecadar dinheiro em cima da marca. Mas analisando o filme tecnicamente, não há muito o que comentar. Porque é bom. Aquele estilo "câmera nervosa" me deixa com uma sensação de pavor. As atuações são daquela forma: não convencem, mas não comprometem. O melhor deles ainda é Tobin Bell, no contido papel do maluco psicopata Jigsaw. A direção parece exagerada, e o roteiro um tanto quanto programado para ter muitas mortes bizarras, como a da primeira cena do filme.

Enfim, o filme não pode ser jogado fora assim, sem mais nem menos. É uma boa diversão para aqueles que gostam do gênero. Se não for este o seu caso, se você tem estômago fraco e curte histórias bem mais elaboradas e tem outras opções passando por aí, procure achar algo melhor.
,

Uma nota?
8,1/ 10


Hoje, quem está aqui do meu lado é o meu sobrinho João Lucas, que está mandando um oi pra todo mundo. (Oi!)

Agora, estou me despedindo. Até a próxima!

Editor.

________________________________

POSPOST! :
Hoje, primeiro sábado do mês (07/01), escrevi a minha parte no recém premiado projeto blog Escrevinhadores. O tema que escolhi foi "os sonhos". Apareçam por lá e comentem!!!

Para acessar o projeto, clique exatamente aqui!

12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi cara, td bem? Gostei mto de Jogos Mortais 2. Achei que o filme conseguiu ser tão bom e impressionante qto o primeiro. E consegue deixar o público angustiado, atento a cada cena do filme. E o final, como não poderia deixar de ser, surpreendente. Bom, essa é minha opinião rs. Abraços.

janeiro 06, 2006 3:57 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ae Luiz!! Eu vi o filme umas duas vezes, e percebi que não gosto do estilo rsrsrs Mas a história do filme é muito fraca pra convencer, ficando muito fantasiosa! Seus textos sobre os filmes são ótimos!! Tenha um ótimo fim de semana!! Valeu!

janeiro 06, 2006 9:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

Meu irmão é louco por estes filmes. (os 2!). Mas como ultimamente estou querendo ficar com a cabeça mais "leve" (rs), andei assistindo apenas a filmes de comédia (gostei muito do "E se fosse verdade" - apesar de ser uma "inspiração" hollywoodiana de "Fale com Ela". Traduzindo: leve, romêntico, superficial, MAS delicioso - rs). Só que depois do meu irmão e de seu comentário, acho que não vou poder fugir deste(s) filme(s). Abração. PS: Ah. vi o resultado. E fiqeui honrado com meu 5º lugar (rsrs) Mas de verdade: pois a margem de votos foi muito pequena. Ou seja: o pessoal parece que gostou dos 5. Isso me deixou muito feliz mesmo, especialmente pq, pelo que vi, o meu flog é o mais simples de todos. E Parabéns para vocês com o "Escrevinhadores". Foi merecida mesmo a votação. Grande Abraço.

janeiro 06, 2006 10:05 AM  
Blogger Gustavo H.R. said...

Ò louco, Luiz! Que história de garrafada é essa, cara? Eu já levei uma "latada" na cabeça quando era menor, que deve ter doído bem menos... ;-)
Legal saber que você está preparando um troféu: o OmniCam vai crescer a cada ano.
Quanto a esse filme, dispensei porque não vi o primeiro, e confesso que várias pessoas acharam essa seqüência mesmo boa. Tanto que o terceiro vem aí...

Abraço.

janeiro 06, 2006 5:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Salve nobre Luiz
Putz! Garrafada na cabeça? Isso deve ter doído um bocado! Melhoras.
Vou bisbilhotar sobre o tal Omnican.. Eh...Eh...Eh...
Ainda lembro quando a Jessica Lenta apareceu nos braços do macacão e foi o delírio da rapaziada... Classifico como "maus tratos", já que o pobre do bicho foi condenado ao chamado amor platônico. Eh...Eh...Eh...
Bom, estou indo neste final de semana, com Madame Morcego, para o remake de King Kong... Tomara que tenham dó do amigo peludo lá. Eh...Eh...Eh...
Um ano cheio de realizações, com muita saúde, bons ventos e ótimos vôos.
Um grande e fraterno abraço.

janeiro 07, 2006 11:28 AM  
Blogger Paulo Assumpção said...

Oi, João! Oi, Luiz! Espero que já tenha se recuperado da tendinite e da garrafada (caramba!). Quanto ao filme, deixei passar sem o menor peso na consciência. Deveria existir uma lei que punisse severamente produtores espertalhões por perpetrarem desnecessárias seqüências de filmes de suspense como esta. Sobre o OmniCam, parabéns pela excelente repercussão. Quer dizer que vamos ganhar um troféu? Beleza! Não vejo a hora de recebê-lo! Um grande abraço!

janeiro 07, 2006 12:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, Luiz!

Tudo bem? ´´Olá!`` pra o Lucas...Assiti o filme com minha filha, ela gostou, eu achei totalmente sem sal. O primeiro foi bem melhor. Depois que saímos do cinema perguntei á ela quem era o comediante principal. Minha nota pra ele é 6.
Quanto ao premio achei boa idéia, inclusive lembro que uma comissão dessa me visitou ano passado,não sei se foi a sua. A idéia é ótima.
Já te falei que o nome do teu blog me lemnrou um cd do ´´Rush``? acho que o de 86.

Um abraço

janeiro 08, 2006 3:05 AM  
Anonymous Anônimo said...

Nós somos um dos poucos que apreciaram esse filme, que mesmo aquém do primeiro não decepciona naquilo que propõe. Espero que se recupere da garrafada.

janeiro 08, 2006 7:05 AM  
Anonymous Anônimo said...

O primeiro era muito interessante mas acabou por falhar um pouco na conclusão do argumento porque não ligou os fios todos que deixou no ar. O final então estragou-me um pouco a experiência... espero esta sequela com bastante curiosidade.

janeiro 08, 2006 9:36 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bem, eu não verei... não vi o primeiro...

janeiro 09, 2006 10:08 AM  
Blogger Luma Rosa said...

Li com atenção a sua resenha sobre o filme mas confesso não ser o genero que aprecio. Contanto se estiver em boa companhia darei o maior apoio. Beijus

janeiro 09, 2006 2:25 PM  
Blogger Dilberto L. Rosa said...

Rapaz... 8,1?!?! Só você mesmo!!! Achei apenas razoável o primeiro, aquela coisa de produção independente, a gente respeita a iniciativa e perdoa os erros, simpático, mas daí eu ver o segundo... Amigo, não entendi sobre o prêmio OMNICAM: onde está a lista dos vencedores? Ganhei alguma coisa? A única cois que vi foi o prêmio de melhor cronista, do Blog Escrevinhadores... Bom, mantenha-me informado! Um abração, seja bem-vindo de volta e um ano cheio de saúde pra você!

janeiro 10, 2006 3:52 PM  

Postar um comentário

<< Home