domingo, agosto 06, 2006

3 anos de UP, Retrospectiva - Resident Evil Apocalipse, de Alexander Witt (2004)

Olá!
Tudo bem com vocês? Espero que sim!!

Pois bem, aqui estou mais uma vez, postando. Até quando não sei. Muitas pessoas me incentivaram a ficar, através de e-mail, comentário aqui mesmo ou pelo MSN. Vamos ver.

Algumas coisas antes de passar ao texto de hoje: recebi, com muito gosto, uma "homenagem" do amigo sempre presente Dilberto, do blog Morcegos que, mais uma vez, me deixa feliz com suas publicações, dedicando a mim a sua última resenha, sobre o filme "Cinema, Aspirinas e Urubus". Uma pena, amigo, que tenhas que ir embora. O texto está aqui, leiam.

Bom, dando prosseguimento as comemorações de 3 anos de vida útil em blogs, posto hoje aquele que foi o primeiro passo fora do blog de variedades, e que me pôs de vez no mundo das resenhas cinematográficas. Justo com um filme razoável. Resident Evil 2.

Explico: eu tinha, antes do Under Pressure, um blog chamado Blog do Luiz (http://blogdoluiz.zip.net), que era de variedades: piadas, imagens engraçadas, cotidiano, artes em geral. E de vez em quando, eu postava resenha de filmes que eu via. Até que alguns começaram a entrar no meu blog exclusivamente pra ler esses textos, gente como o Paulo (http://dicacine.zip.net) ou o Gilbert (http://narrarte.zip.net). Aí surgiu a idéia de separar os blogs e fazer um complemento ao BdL. Deu no que deu.
Eu tinha a dúvida: qual seria o nome do blog? Demorei dois dias pensando no nome, até que, quando eu estava com o texto pronto, a "intro" ("intro = introdução ao texto) já escrita e com as mãos no teclado para começar a escrever o BdL 2, que eu achava pouco original, tocou no tracklist do Media Player da lan house Xtreme a famosa música do Queen em parceria com o David Bowie. E foi aí que uma lâmpada acendeu na minha cabeça.

E ao dia 31 de outubro de 2004, abriu-se o UNDER PRESSURE, cuja primeira edição durou até o dia 03 de setembro de 2005.



Posto hoje, em homenagem, aquela primeira postagem, completa.


***
publicado originalmente em 31 de outubro de 2005.
http://underpressure.zip.net/arch2004-10-31_2004-11-06.html

Domingo , 31 de Outubro
Olá;

Esta é a primeira postagem deste blog, eu o criei para ser uma diversão para aqueles que gostam de cinema, e discutir idéias e críticas sobre filmes que estão sendo lançados, ou mesmo filmes que já estão nas locadoras. Crio este blog por não saber fazer um site. Eu não sou muito bom com essas coisas de computador.
Aqui, ao final de cada post, vai ser lido "Editor", que no caso sou eu. E vou me apresentando: Meu nome é Luiz, natural de Capão Bonito (SP)e residente numa cidade vizinha, Itapetininga. Tenho 18 anos e tenho pretensões de cursar faculdade de Cinema, mas é necessário passar no vestibular primeiro. Pretendo também trabalhar com cinema, minha paixão e razão da minha vida desde a infância. Ainda não sei como faço para ingressar nesse ramo.
Mas, enfim, aqui estou eu,criando este meu segundo blog em atividade, que será atualizado todo domingo. Espero agradar o pessoal que aqui freqüentar, e gostaria que me agraciassem com o seu comentário, que é muito importante para mim. (Se alguém se interessar, meu outro blog em atividade é
http://blogdoluiz.zip.net/ )

Bem-vindos.
____________________
COMENTANDO O FILME
RESIDENT EVIL - APOCALIPSE
Fui ver este filme no cinema faz mais ou menos umas três semanas. Mas,como foi o último filme que eu vi no Cine Itapetininga, resolvi começar com este. Pelos cartazes e pelo jogo,do qual eu sou fã, o filme me parecia muito bom, aparentemente melhor que o primeiro, que eu julguei "médio". Fui com esperanças de encontrar um filme ao menos igual ao primeiro. Enganei-me. O filme é fraco. Tem algumas cenas de ação boas até, mas é fraco.

A história começa onde parou o primeiro filme:"Resident Evil". Alice (Milla Jovovich) fugindo do laboratório da Corporação Umbrella e descobre que foi alterada geneticamente, usando o mesmo vírus que dá vida aos mortos, que se tornaram mortos-vivos. E ainda tem que lidar com o Nemesis, um mutante assassino criado pela Corporação. Enquanto isso, Jill Valentine (Sienna Guillory) lidera um grupo de sobreviventes, que são chamados por um dos engenheiros da Umbrella para salvar a filha dele, perdida no meio da cidade.
A história prometia, mas é muito mal-roteirizada. E meio mal dirigida também. Não sei o que acham no roteirista do filme, Paul W.S. Anderson (diretor de Mortal Kombat -o melhorzinho dele- e do ridículo Alien vs. Predador), que muita gente elogia. E quando soube do filme, declarava-o como perdido, pois foi noticiado que ele iria dirigir.

Ainda bem que apareceu o projeto Alien para ele, pois a direção passou para Alexander Witt, que é um diretor de segunda unidade muito bem visto pelos produtores e diretores de Hollywood. Da direção não se pode reclamar. O filme dá alguns sustos no espectador, e as cenas de ação são bem feitas. O problema é mesmo Paul W.S. Anderson,que escreveu o roteiro, que nada tem a ver com o jogo,a não ser pela caracterização dos personagens. Atuações também são regulares. Milla Jovovich faz bem o papel, apesar das asneiras que ele comete (*leia-se "cenas forçadas demais"*). O resto do elenco está competente também. Mas cabe a vocês julgarem se estou com a razão. Afinal,este blog é para se discutir isso. Mas para mim, o filme é um ultraje para a mente humana. Mesmo com todos os poderes que foi atribuido a Alice no filme, o que ela faz é um desafio ao limite do corpo.Um exemplo:conseguir soltar a arma que está em sua mão,e num reflexo rápido (e impossível também), ela pega a arma antes de cair no chão,enganando seus inimigos e matando-os. Dizer o que... Como muito bem dito no site de cinema "Omelete", ao assistir ao filme,"(...)desligue seu pager, seu celular e seu cérebro(...)", porque se você gosta de filmes de ficção que façam sentido, passe longe deste. E se você gosta de minissaias, explosões e coisas absurdas, pegue a´primeira sessão.

Nota:
6,5
***
Ave, escrevi demais hoje.
Até mais a todos!
O Editor, ouvindo Sunseed, de Raul Seixas.
(...Boats are cruising the deserts, oceans cracked by the heat. People drowning in raindrops, but it's all right, It's not a defeat. Stand on your own feet...)

18 Comments:

Anonymous Niarchos said...

Adorei o texto e concordo com a nota do filme. Eu esperava mais, porque sou muito fã dos jogos da série.
x.x
E espero que escrevas muitos textos ainda, né! :D
Legal ver essas coisas do tempo.
Será que hoje tu daria a mesma nota?
:D
See ya!

agosto 06, 2006 6:02 PM  
Anonymous Roberto Queiroz said...

Não conheço muito da franquia Resident Evil. Na verdade, só assisti o primeiro que passou faz pouco tempo na Tela Quente. Não curti muito. Achei que ele pegou uma idéia do Danny Boyle no filme Extermínio (28 Days) e desconstruiu, o que acabou transformando o filme num clone. Caso não tenha assistido Extermínio, veja. É um milhão de veses superior. Abraços do crítico da caverna.

agosto 09, 2006 7:18 AM  
Blogger Gustavo H.R. said...

Parabéns pelo terceiro ano de atividades na blogosfera, Luiz. Acho que você é o cara que tem mais contatos e amizades por meio do blog, o que deixa a entender que seu trabalho é apreciado.

Cumps.

agosto 09, 2006 12:49 PM  
Blogger Dilberto said...

E eu pensando que o meu primo e amigo nem tivesse lido!!! deve ter sido a modéstia o que te impediu de comentar mais uma vez, não?! Rs. E por que entre aspas a "homenagem"?! Foi de coração, ainda que singela (e ainda que provocativa 'ad eternum' sobre Armagedon!!!!!)! Sobre este filme, nem quis ver, depois da besteira que foi o primeiro! Grande abraço, belo post de "pré-despedida"! E vê se aparece!!!!!!!!

agosto 09, 2006 9:23 PM  
Anonymous André said...

Oi Luiz, td bem? É, desde o começo suas críticas já eram boas! Abraços!

agosto 10, 2006 3:22 PM  
Blogger Marco Santos said...

Grande Luiz!
Ainda bem que voc~e resolveu ficar por aqui. eu já estava lamentando a saída do "primo" Dilberto e ficaria realmente triste se lamentasse a sua saída também.
Rapaz! Você é de Itapetininga! Tenho uma amiga poetisa e blogueira, a Claudia (http://leve1.zip.net) que também é da sua cidade!
Pelo visto, Itapetininga se destaca por seus bons blogueiros.
Sobre o Resident Evil 2, não o assisti. Eu achei o primeiro meia-boca.
Que bom que você continuou!
Um forte abraço!

agosto 11, 2006 4:31 PM  
Blogger Dilberto said...

Amigo, nunca mais no MSN, hein?! e a missiva, onde está?! Espero que estejas bem - e que sigas bem: momento da "despedida"!

E não deixe de visitar o último post dos Morcegos, já no ar, bem como de participar da Última Reunião da Família Morcegos (pelo menos no meu blog, nos comentários, falando sobre a "Árvore Genealógica da Família")! Um grande abraço e não deixe de comentar!

P.S.: assim que a pressa e a correria baixarem, devo voltar para a NET, mas não sei se os Morcegos voltarão também... Prazer grande e sigamos em frente... Saúde, amigão!

agosto 20, 2006 9:51 AM  
Blogger Nilza said...

Olá!

P R O C U R A - S E

Uma filha :( Somente hoje descobri, por falta de tempo..buá!
Como soube?
- Pela Família Morcegos. Seu nome é FERNANDA BESAGIO.

Por favor, apelo para quem souber seu paradeiro avisar-me, pois encontro-me aflita...  

Beijos dessa mãe traída..hehehe

Quando eu encontrar minha filha e volto pra ler melhor seus posts..mas gostei.

agosto 20, 2006 2:12 PM  
Anonymous Ed said...

Adorei esta sua "retrospectiva" (rs). É... a gente fica tanto tempo nos blogs e flogs que até esquecemos de como começamos. Eu tinha um blog tb que era o "TELICITEMUS" (para falar de TEatro, LIteratura, CInema, TElevisão e MÚSica - rs). Quando vi, falava mais de cinema que dos outros. Daí o "Cartazes"... Legal saber um pouco dos porquês de nos "aventurarmos" por estas bandas (rs). Quanto ao Resident Evil, posso ser sicero? Adorei jogar os games no PSX. (rs) Abração.

agosto 20, 2006 4:12 PM  
Anonymous wallace puosso said...

Luiz... quanto tempo sem aparecer por aqui... comentários adversos ao Armagedon, retorno do OmniCam, encerramento do blog do dilberto... E retrospectiva... passeei pelos seus blogs anteriores e me diverti um bocado no seu primeiro blog e relembrei algumas resenhas... Quero deixar meu abraço e parabenizá-lo por esses três anos de blog... acho que o número de desistências e o baixo número de visitas tem relação proporcional a quantidade de blogs que surgem todos os dias na internet. Mas... sobrevivemos de uma forma ou outra, companheiro! Ah... andei adquirindo DVDs nas Lojas Americanas (R$ 9,90 / R$ 16,90): "Celebridades", "Poderosa Afrodite" e "Melinda e Melinda" do Woody Allen, "Corra Lola, corra", "Ata-me" e "Kika" do Almodóvar, "Minha vida de Cachoro", "Focus", "Piano", Hamlet" de Franco Zeffirelli, "Rainha Margot", "21 Gramas", "Brumas de Avalon", "As coisas simples da vida", de Edward Yang, "Lua de Fel" de Roman Polanski e o clássico "O Homem Elefante". Só pra dar vontade em você!!! rs... Grande abraço, se precisar de qualquer coisa, é só blogar...

agosto 22, 2006 6:31 PM  
Anonymous Gabriel Carneiro said...

Legal essa volta ao começo. Belíssimo nome ao blog. Uma das grandes músicas do Queen.

E não vi o 2, mas o primeiro Resident Evil é dose.

agosto 27, 2006 4:08 PM  
Anonymous Sergio said...

Olá, Luiz!

Esse não é lámeu tipo de filmes preferidos...gosto mais de supense policial, dramas...coisas assim...mas até vi esse.

Um abraço e boa semana

agosto 27, 2006 4:16 PM  
Blogger Gustavo H.R. said...

Só averiguando... ;)

setembro 02, 2006 9:03 AM  
Anonymous Sergio said...

Olá, Luiz!

boa semana!!

Um abraço

setembro 10, 2006 6:54 AM  
Anonymous Tom said...

Ô, TIO!!!
Bora atualizar, bora?

setembro 12, 2006 9:49 AM  
Anonymous Roberto Queiroz said...

Passando aqui para avisar que a partir de agora tem texto meu no reacaocultural.blogspot.com (um projeto do qual estou participando). Quiser dar uma conferida, fique à vontade! Abraços do crítico da caverna.

setembro 21, 2006 6:27 AM  
Anonymous Sergio said...

Olá Luiz!


Bom domingo e bom voto

um abraço

outubro 01, 2006 6:44 AM  
Anonymous Anônimo said...

This is very interesting site... video editing programs

março 15, 2007 4:41 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home